Sétimo Ano
Caderno do Professor –
Volume 3
Situação de Aprendizagem 1
A noção de proporcionalidade
Conteúdos e temas;
proporcionalidade; variação diretamente proporcional; variação inversamente
proporcional; razão de proporcionalidade.
Competências e habilidades:
identificar situações em que existe proporcionalidade entre grandezas; usar a
competência leitora para interpretar problemas de proporcionalidade; resolver
problemas envolvendo a variação diretamente e inversamente proporcional entre
grandezas.
Estratégias: análise e
resolução de situações-problema; discussão coletiva sobre as soluções obtidas
pelos alunos em cada situação-problema; uso de jogo para facilitar a
compreensão da variação proporcional.
Situação de Aprendizagem 2
Razão e Proporção
Conteúdos e temas: razão;
proporcionalidade; escala; porcentagem; probabilidade.
Competências e habilidades:
compreender o conceito de razão na Matemática; saber calcular a razão entre
duas grandezas de mesma natureza ou de natureza distinta; conhecer os
principais tipos de razão: escala, porcentagem, velocidade, probabilidade etc.;
realizar medidas com precisão.
Estratégias: exploração,
resolução e discussão de situações-problema envolvendo os diferentes tipos de
razão; atividade prática de investigação das razões e proporções no corpo
humano.
Situação de Aprendizagem 3
Razões na Geometria
Conteúdos e temas:
proporcionalidade; razão; Geometria.
Competências e habilidades:
identificar situações em que existe ampliação/redução proporcional em figuras;
conhecer as principais razões constantes presentes em figuras simples
quadrados, triângulos e circunferências.
Estratégias: análise e
resolução de situações-problema: discussão coletiva sobre as soluções obtidas
pelos alunos em cada situação-problema.
Situação de Aprendizagem 4
Gráfico de Setores e Proporcionalidade
Conteúdos e temas: arcos,
ângulos centrais e setores circulares em uma circunferência; proporcionalidade;
porcentagem.
Competências e habilidades:
calcular porcentagens a partir da razão entre as partes e o todo de uma
situação-problema: conhecer a relação de proporcionalidade entre ângulos e
arcos em uma circunferência: representar porcentagens em gráficos de setores; fazendo
a correspondência em graus de forma proporcional; usar o transferidor para
representar setores circulares correspondentes a determinados ângulos.
Estratégias: exploração,
resolução e discussão de situações-problema envolvendo os diferentes tipos de
razão; construção de gráficos de setores a partir de tabela.
Matriz de Avaliação
Processual
Conteúdos: Números/Proporcionalidade:
Proporcionalidade direta e inversa; razões, proporções, porcentagem e razões
constantes na geometria: pi.
Tratamento da informação:
leitura e construção de gráficos e tabelas e noções de probabilidade.
Situações de aprendizagem:
Competência/ Habilidade
Situação de Aprendizagem 1: A
noção de proporcionalidade
Habilidades:
1.
Identificar situações em que existe
proporcionalidade entre grandezas.
2.
Usar a competência leitora para interpretar
problemas de proporcionalidade.
3.
Resolver problemas que envolvem a variação
diretamente e inversamente proporcional entre grandezas.
SA1 – Identificar situações
em que existe proporcionalidade entre grandezas.
Situação de Aprendizagem 2:
Razão e proporção
Habilidades:
1.
Compreender o conceito de razão na
Matemática.
2.
Saber calcular a razão entre duas grandezas
de mesma natureza ou de natureza distinta.
3.
Conhecer os principais tipos de razão:
escala, porcentagem, velocidade, probabilidade etc.
4.
Realizar medidas com precisão.
SA2 – Resolver problemas
envolvendo proporcionalidade inversa ou direta.
Resolver situações problemas
que envolvam razões como: escala, porcentagem, velocidade, probabilidade etc.
Situação de Aprendizagem 3:
Razões na geometria
Habilidades:
1.
Identificar situações em que existe
ampliação/redução proporcional em figuras.
2.
Conhecer as principais razões constantes
presentes em figuras simples: quadrados, triângulos e circunferências.
SA3 – Calcular a razão entre
duas grandezas de mesma natureza ou de natureza distinta.
Identificar razões
constantes presentes em quadrados e circunferências.
Situação de Aprendizagem 4:
Gráfico de setores e proporcionalidade
Habilidades:
1.
Calcular porcentagens a partir da razão entre
as partes e o todo de uma situação-problema.
2.
Conhecer a relação de proporcionalidade entre
ângulos e arcos em uma circunferência.
3.
Representar porcentagens em gráficos de
setores, fazendo a correspondência em graus de forma proporcional.
4.
Usar o transferidor para representar setores
circulares correspondentes a determinados ângulos.
SA4 – Representar porcentagens
em gráficos de setores, com base na proporcionalidade entre porcentagens e
graus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário