quarta-feira, 20 de julho de 2016

AAP - Sétimo Ano - Terceiro Bimestre


Sétimo Ano

Caderno do Professor – Volume 3

Situação de Aprendizagem 1

A noção de proporcionalidade

Conteúdos e temas; proporcionalidade; variação diretamente proporcional; variação inversamente proporcional; razão de proporcionalidade.
Competências e habilidades: identificar situações em que existe proporcionalidade entre grandezas; usar a competência leitora para interpretar problemas de proporcionalidade; resolver problemas envolvendo a variação diretamente e inversamente proporcional entre grandezas.  
Estratégias: análise e resolução de situações-problema; discussão coletiva sobre as soluções obtidas pelos alunos em cada situação-problema; uso de jogo para facilitar a compreensão da variação proporcional.

Situação de Aprendizagem 2

Razão e Proporção

Conteúdos e temas: razão; proporcionalidade; escala; porcentagem; probabilidade.
Competências e habilidades: compreender o conceito de razão na Matemática; saber calcular a razão entre duas grandezas de mesma natureza ou de natureza distinta; conhecer os principais tipos de razão: escala, porcentagem, velocidade, probabilidade etc.; realizar medidas com precisão.
Estratégias: exploração, resolução e discussão de situações-problema envolvendo os diferentes tipos de razão; atividade prática de investigação das razões e proporções no corpo humano.

Situação de Aprendizagem 3

Razões na Geometria

Conteúdos e temas: proporcionalidade; razão; Geometria.
Competências e habilidades: identificar situações em que existe ampliação/redução proporcional em figuras; conhecer as principais razões constantes presentes em figuras simples quadrados, triângulos e circunferências.
Estratégias: análise e resolução de situações-problema: discussão coletiva sobre as soluções obtidas pelos alunos em cada situação-problema.

Situação de Aprendizagem 4

Gráfico de Setores e Proporcionalidade

Conteúdos e temas: arcos, ângulos centrais e setores circulares em uma circunferência; proporcionalidade; porcentagem.
Competências e habilidades: calcular porcentagens a partir da razão entre as partes e o todo de uma situação-problema: conhecer a relação de proporcionalidade entre ângulos e arcos em uma circunferência: representar porcentagens em gráficos de setores; fazendo a correspondência em graus de forma proporcional; usar o transferidor para representar setores circulares correspondentes a determinados ângulos.
Estratégias: exploração, resolução e discussão de situações-problema envolvendo os diferentes tipos de razão; construção de gráficos de setores a partir de tabela.  

Matriz de Avaliação Processual  

Conteúdos: Números/Proporcionalidade: Proporcionalidade direta e inversa; razões, proporções, porcentagem e razões constantes na geometria: pi.

Tratamento da informação: leitura e construção de gráficos e tabelas e noções de probabilidade.

Situações de aprendizagem: Competência/ Habilidade

Situação de Aprendizagem 1: A noção de proporcionalidade

Habilidades:
1.    Identificar situações em que existe proporcionalidade entre grandezas.
2.    Usar a competência leitora para interpretar problemas de proporcionalidade.
3.    Resolver problemas que envolvem a variação diretamente e inversamente proporcional entre grandezas.

SA1 – Identificar situações em que existe proporcionalidade entre grandezas.

Situação de Aprendizagem 2: Razão e proporção

Habilidades:
1.    Compreender o conceito de razão na Matemática.
2.    Saber calcular a razão entre duas grandezas de mesma natureza ou de natureza distinta.
3.    Conhecer os principais tipos de razão: escala, porcentagem, velocidade, probabilidade etc.
4.    Realizar medidas com precisão.

SA2 – Resolver problemas envolvendo proporcionalidade inversa ou direta.

Resolver situações problemas que envolvam razões como: escala, porcentagem, velocidade, probabilidade etc.

Situação de Aprendizagem 3: Razões na geometria

Habilidades:
1.    Identificar situações em que existe ampliação/redução proporcional em figuras.
2.    Conhecer as principais razões constantes presentes em figuras simples: quadrados, triângulos e circunferências.

SA3 – Calcular a razão entre duas grandezas de mesma natureza ou de natureza distinta.
Identificar razões constantes presentes em quadrados e circunferências.

Situação de Aprendizagem 4: Gráfico de setores e proporcionalidade

Habilidades:

1.    Calcular porcentagens a partir da razão entre as partes e o todo de uma situação-problema.
2.    Conhecer a relação de proporcionalidade entre ângulos e arcos em uma circunferência.
3.    Representar porcentagens em gráficos de setores, fazendo a correspondência em graus de forma proporcional.
4.    Usar o transferidor para representar setores circulares correspondentes a determinados ângulos.

SA4 – Representar porcentagens em gráficos de setores, com base na proporcionalidade entre porcentagens e graus.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário