“Estendendo o conceito de RADICIAÇÃO
Desenvolvimento:
Proponha o seguinte problema:
Qual o volume de um cubo de 8 cm de arestas?
Dê um tempo para a resolução e em seguida, organize as respostas, usando a notação exponencial. Se esta não surgiu entre os alunos, retome-a escrevendo:
Volume = 8.8.8 = 83 = 512 cm3.
Diga-lhes 512 é o cubo de 8 porque é o volume do cubo de aresta igual a 8, e 8 é a raiz cúbica de 512. Explique que esta frase, também pode ser escrita usando notação de potências e de radicais da seguinte maneira:
512 = 83 , então = 8 ou 83 = 512 e 8 = .
Do mesmo que:
Esta ideia pode ser aplicada para outros índices, como por exemplo:
Raiz quarta de 625 é 5:
Propostas de Problemas:
Quanto deve medir cada aresta de um cubo cujo volume é de 125 dm3?
Uma pessoa precisa comprar uma caixa d’água. Encontra para a venda uma com especificações: 4 m de comprimento, 2 m de largura e 1 m de altura. Acontece que o local onde ela vai ser instalada não cabe uma caixa com essas dimensões. A pessoa encomenda, ao fabricante, outra caixa com a mesma capacidade da primeira, com a forma de cubo. Quanto deve medir a aresta dessa caixa?
Um cubo de madeira foi pintado de amarelo em todas as suas faces. Ele então foi cortado em 27 cubos pequenos de tamanhos iguais. Quantos cubos pequenos serão encontrados com 3 faces pintadas? Com 2 faces pintadas? Com uma face pintada? Com nenhuma face pintada?
Um bolo na forma de um cubo foi colocado num grande pote cheio de “chantily”. O bolo foi retirado com todas as faces cobertas com “chantily”. Depois o bolo foi cortado em pequenos cubos, de modo que o número de pedaços cobertos com “chantily” em três faces é 1/8 do número de pedaços sem nenhum “Chantily”. Quantos pedaços pequenos tem “chantily” em três faces? E em duas faces? E em nenhuma face? Qual o tamanho do bolo original”?
Fonte: Experiências Matemáticas
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