Objetivos:
Desenvolver o raciocínio combinatório através de situações-problema que envolvam contagens.
Aplicar o princípio multiplicativo em problemas de contagem.
Parte 2: Organizando para Contar.
Desenvolvimento:
Solicite que, em grupos, discutam os dois problemas seguintes que envolvem contagens. O primeiro deles é de mesma natureza que os outros desta atividade, isto é para saber o total de casos possíveis podemos aplicar o princípio multiplicativo, enquanto que o princípio não determina o número de casos possíveis do segundo problema.
Ariel, Bruno, Ciro e David são estudantes do sétimo ano e vão treinar para a cobrança de pênaltis. Vão ser inicialmente sorteados dois deles: um para o gol e outro para a cobrança dos pênaltis. Quantas maneiras diferentes pode ter o resultado do sorteio da primeira dupla?
2. Depois do treino, esses quatro amigos vão ao parque de diversões andar de "montanha russa". Eles pretendem ir no mesmo carrinho, porém no banco da frente, que provoca maior emoção, só cabem 2 (duas) pessoas. De quantas maneiras diferentes eles podem escolher a dupla que irá no banco da frente?
Fonte: Experiências Matemáticas para os sétimos anos.
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