Parte 3: Descubra a Regra
Desenvolvimento:
Entregue a cada aluno a atividade abaixo e peça que completem as sequências ali iniciadas. Para tanto, desafie-os a descobrir a regra de formação de cada uma.
As sequências da parte A não apresentam dificuldades por serem formadas por números escritos na forma decimal, ficando assim evidenciado que a regra de formação é dada por uma adição, ou por uma subtração de um número decimal.
Já nas sequências da parte B, por se tratarem de representações fracionários, a adição não fica tão evidenciada e o aluno poderá ser levado por outras regularidades para completar a sequência, o que é até conveniente, desde que algumas discussões sejam garantidas, tais como:
- Qual a diferença entre dois números consecutivos da primeira sequência? E da segunda?
- O que você observa de comum entre as frações que estão entre 0 (zero) e 1 (um)?
- E entre os números 1 e 2? Faça as perguntas a respeito da escrita decimal, como por exemplo:
- Como são os números decimais que estão entre 0 (zero) e 1 (um)? No que eles diferem dos que estão entre 1 (um) e 2 (dois)? E entre os que estão entre 2 (dois) e 3 (três)?
Nenhum comentário:
Postar um comentário