Parte 2: Numerologia Triangular
Desenvolvimento:
Entregue a cada aluno as duas atividades abaixo e peça que completem os triângulos do desenho da parte A de acordo com as instruções da folha.
Após a realização da tarefa que pode ser feita individualmente, os alunos podem se reunir em grupos e comparar as respostas dadas.
Comente as respostas dos alunos e acrescente outras questões como:
- Em algumas filas foi necessário usar números menores que a unidade e, em outras, não. Justifique.
- Que operações estão envolvidas neste execício?
- Se possível usar a parcela zero, você poderia completar as filas usando apenas os números naturais? De que maneira?
Isto feito, peça aos alunos que completem, agora, os triângulos do desenho da parte B conforme as instruções dadas na própria folha.
Comente as respostas dadas pelos alunos e discuta outras questões como:
- Em todas as filas você precisou fazer uma divisão por 5 (cinco) e em todas estas filas você obteve um número decimal exato. Se este desenho continuasse, como você acha que seriam os próximos números?
- E se em cada fila o número de triângulos fosse 7 (sete), isto também ocorreria? E se fosse 6 (seis) o número de triângulos de cada fila?
- Para que outras quantidades de triângulos em cada fila os números encontrados nessas condições também serão decimais exatos?
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