sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Composição e Decomposição de um Numeração Racional

Parte 2: Numerologia Triangular 

Desenvolvimento: 

Entregue a cada aluno as duas atividades abaixo e peça que completem os triângulos do desenho da parte A de acordo com as instruções da folha. 

Após a realização da tarefa que pode ser feita individualmente, os alunos podem se reunir em grupos e comparar as respostas dadas.

Comente as respostas dos alunos e acrescente outras questões como: 

  • Em algumas filas foi necessário usar números menores que a unidade e, em outras, não. Justifique.
  • Que operações estão envolvidas neste execício?
  • Se possível usar a parcela zero, você poderia completar as filas usando apenas os números naturais? De que maneira?  
Isto feito, peça aos alunos que completem, agora, os triângulos do desenho da parte B conforme as instruções dadas na própria folha. 

Comente as respostas dadas pelos alunos e discuta outras questões como: 

  • Em todas as filas você precisou fazer uma divisão por 5 (cinco) e em todas estas filas você obteve um número decimal exato. Se este desenho continuasse, como você acha que seriam os próximos números?
  • E se em cada fila o número de triângulos fosse 7 (sete), isto também ocorreria? E se fosse 6 (seis) o número de triângulos de cada fila? 
Peça aos alunos que façam o desenho com 6 (seis), ou 7 (sete) triângulos em cada fila e façam uma investigação antes de responderem a questão acima.
  • Para que outras quantidades de triângulos em cada fila os números encontrados nessas condições também serão decimais exatos? 



Fonte: Experiências Matemáticas para os sextos anos. 

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