Objetivos:
Aplicar o conceito e propriedades dos números racionais em situações de composição e de decomposição de um número.
Parte 1: Parte Todo
Desenvolvimento:
Distribua uma folha para cada aluno com as seguintes informações e proponha que discutam e respondam às questões nela apresentadas:
Parte e Todo
Você já sabe que a décima parte da unidade pode ser representada por uma escrita fracionária, 1/10, ou por uma escrita decimal, 0,1.
Então responda:
1. Quantos décimos são necessários para compor o número 2? E o número 3?
Para a metade, temos as duas representações: 1/2 e 0,5.
Então responda:
2. Quantos décimos são necessários para compor a metade?
3. Quantos décimos são necessários para compor o número 2,5? E o número 3,8?
4. Quantos décimos tem a quarta parte do número um?
Como você faz para calcular a metade de um número?
Então responda:
5. Qual é a metade do número 8? E do número 106?
6. Qual é a metade do número 7? E do 37?
7. O que você pode dizer a respeito da metade de um número
8. Qual é a metade do número 12,6? E do número 12,7?
9. O número 3,1 é a metade de qual número? E o número 17,25?
Comente as respostas apresentadas e verifique o domínio que os alunos têm a respeito do conceito de número racional nas representações, fracionária e decimal. Verifique, por exemplo, se já observaram que a metade de um número par é sempre um número inteiro, enquanto que a metade de um número ímpar apresenta sempre cinco décimos na parte não inteira.
Fonte: Experiências Matemáticas referente aos sextos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário