quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Composição e Decomposição de um Número Racional - Experiências Matemáticas

Objetivos: 

Aplicar o conceito e propriedades dos números racionais em situações de composição e de decomposição de um número. 

Parte 1: Parte Todo 

Desenvolvimento: 

Distribua uma folha para cada aluno com as seguintes informações e proponha que discutam e respondam às questões nela apresentadas:

Parte e Todo

Você já sabe que a décima parte da unidade pode ser representada por uma escrita fracionária, 1/10, ou por uma escrita decimal, 0,1.

Então responda: 

1. Quantos décimos são necessários para compor o número 2? E o número 3?

Para a metade, temos as duas representações: 1/2 e 0,5. 

Então responda:

2. Quantos décimos são necessários para compor a metade? 

3. Quantos décimos são necessários para compor o número 2,5? E o número 3,8? 

4. Quantos décimos tem a quarta parte do número um? 

Como você faz para calcular a metade de um número? 

Então responda: 

5. Qual é a metade do número 8? E do número 106? 

6. Qual é a metade do número 7? E do 37? 

7. O que você pode dizer a respeito da metade de um número 

8. Qual é a metade do número 12,6? E do número 12,7? 

9. O número 3,1 é a metade de qual número? E o número 17,25? 
  
Comente as respostas apresentadas e verifique o domínio que os alunos têm a respeito do conceito de número racional nas representações, fracionária e decimal. Verifique, por exemplo, se já observaram que a metade de um número par é sempre um número inteiro, enquanto que a metade de um número ímpar apresenta sempre cinco décimos na parte não inteira. 

Fonte: Experiências Matemáticas referente aos sextos anos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário