quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

É Divisível - Experiências Matemáticas

Objetivos: Conhecer alguns critérios de divisibilidade. 

Parte 1: Colorindo uma Tabela

Desenvolvimento: Peça, com antecedência, para os alunos confeccionarem uma tabela numerada de 1 a 100. 


Solicite a eles que risquem: 

Os múltiplos de 2 com um traço horizontal vermelho; 

Os múltiplos de 5 com um traço vertical azul; 

Os múltiplos de 10 com um círculo verde. 

Observando a tabela, os alunos poderão inferir quando um número é divisível por (múltiplo de) 2, 5 ou 10. 

Alguns perguntas poderão ajudá-los nessa reflexão: 

Se as tabelas fossem "mais compridas", o número 134 ficaria numa coluna riscada, ou não? De que cor? E o 235? 

Os múltiplos de 2, riscados de vermelho, ficam em que colunas (na coluna do 1, ou do 2, ou do 3, ou do 4, ou ...)? 

Quais colunas foram riscadas, simultaneamente, em vermelho, azul e verde? A que motivo esse fato pode ser atribuído?

Se aumentássemos essa tabela com números maiores que 100, em qual coluna estaria o número 530? E o número 1005 seria riscado com que cores? 

Quais números circundados de verde não estão riscados de vermelho? Por quê? 

Comentários: 

As tradicionais regras de divisibilidade por 2, 5 e 10 poderão ser uma decorrência natural desse trabalho de observação das regularidades das tabelas. 

É mais importante que os alunos saibam reconhecer se um número é divisível por 2, por 5, ou por 10 do que dizer de cor a regra de divisibilidade. 

Fonte: Experiências Matemáticas para o sexto ano. 

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