Parte 2
Desenvolvimento: Proponha aos alunos que ampliem o trapézio retângulo a seguir de modo que os seus segmentos sejam 4 (quatro) vezes maiores que os correspondentes do trapézio dado. Em seguida proponha as questões:
a) Quantas vezes o perímetro do novo trapézio é maior que o perímetro do trapézio dado?
b) E a área quantas vezes é maior?
Em seguida solicite que ampliem o quadrado abaixo de modo que o novo quadrado tenha área 4 (quatro) vezes maior que a área do quadrado dado e proponha as questões:
a) Quantas vez os segmentos da figura ampliada são maiores que os correspondentes segmentos do quadrado dado?
b) Quantas vezes o perímetro da figura reproduzida é maior que o perímetro da figura dada?
Reduzir a figura abaixo de modo que se obtenha outro com área 4 (quatro) vezes menor.
Para realizar esta segunda parte da atividade os alunos poderão copiar a figura em um quadriculado conveniente e depois façam a ampliação/redução no mesmo tipo de malha (ampliando ou reduzindo as medidas lineares) ou o reproduzam em outro tipo de malha cujos quadradinhos estejam ampliados/reduzidos.
Fonte: Experiências Matemáticas referente ao sexto ano
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