Objetivo: Compreender o conceito de menor múltiplo comum.
Parte 1: A Escadaria do Anastácio
Desenvolvimento:
Divida a classe em grupos e forneça a cada aluno ou grupo de alunos a atividade abaixo.
A Escadaria do Anastácio
Esta é uma história de "faz de conta"...
Doze de fevereiro era dia de Santo Anastácio, padroeiro da cidade de Brejo Seco.
A igreja de Santo Anastácio ficava no alto da colina, de onde se podia ver a cidade toda. Mas, para lá chegar, era preciso subir uma grande escadaria.
Num 12 (doze) de fevereiro qualquer, João e Maria resolveram subir a ESCADARIA DO ANASTÁCIO, como era conhecida na região.
João, sabendo quantos degraus precisava subir (... e eram tantos), aproveitou suas pernas compridas e subiu de 3 (três) em 3 (três) degraus. Maria, entretanto, subiu de 2 (dois) em 2 (dois).
Padre Amaro, homem muito atento, do alto da escadaria, observou que, durante a subida, João e Maria pisavam num mesmo degrau várias vezes, e a última vez que isso aconteceu foi justamente no último degrau da escada.
- Observei que, tanto você João, quanto você Maria, pisaram em degraus iguais, 53 (cinquenta e três) vezes.
- É verdade, padre. Eu já sabia que isso ia acontecer.
- Uai, João! Como é que você poderia saber? perguntou Maria com olhar espantado.
- Ora, você não sabe quantos degraus tem essa escada?
- Claro que sim! Isso, todo mundo sabe.
- Então, se eu subi de 3 (três) em 3 (três) e você de 2 (dois) em 2 (dois) ...
- Ah! É claro.
Padre Amaro, para não passar por bobo, deu um sorrisinho amarelo e entrou na igreja sem entender nada.
... e você, sabe quantos degraus tinha a ESCADARIA DO ANASTÁCIO?
Após a leitura e discussão do problema, caso os alunos apresentem grandes dificuldades em resolvê-lo sugira a eles que desenhem um pedaço da escadaria onde deverão marcar os degraus onde pisou João e os degraus onde pisou Maria.
Encaminhei a discussão dos grupos por perguntas do tipo:
- Qual foi o primeiro degrau dessa escadaria pisado tanto por João como por Maria? E o segundo? E o terceiro?
- Quantas vezes aconteceu de João e Maria pisarem no mesmo degrau?
- Essa escadaria poderia ter 30 degraus? Por que?
Peça aos alunos que expliquem o caso da escadaria de 30 (trinta) degraus, sem desenhá-la.
Em seguida, faça um levantamento das soluções do problemas inicial, propostas pelos grupos para que a classe toda possa analisá-las.
Fonte: Experiências Matemáticas para os sextos anos.
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