Planejar... Replanejar... Refletir!
Todo Plano de Ação deve ter indicadores como ponto de partida. Ter como objetivo metas claras e exequíveis.
O Plano de Ação deve dar origem a um planejamento estratégico tanto para medidas de correção de problemas quanto para sua prevenção.
Parcialmente Nublado
“A igualdade é irmã siamesa da equidade, porque só pode ser alcançada se, além de oportunidades iguais, os tratamentos forem diferenciados, de acordo com as necessidades dos alunos e as condições escolares.” (Comunicado SE-01 de 04/03/2015 sobre as diretrizes de políticas educacionais no período 2015-2018)
“Parcialmente Nublado” eu considero uma excelente animação da Disney/Pixar 2009.
“Podemos fazer uma analogia com a nossa realidade, com o nosso dia a dia em sala de aula. Convivemos com uma diversidade enorme de alunos e mesmo com todos os desafios que enfrentamos, nunca desistimos dos nossos objetivos. Sempre estamos revendo nossa prática pedagógica, planejando, replanejando, refletindo! Buscando aprimorar metodologias e estratégias para melhorar nossas aulas. Buscando atender as necessidades de aprendizagem de “cada aluno” e oferecer um ensino de qualidade para “todos” os nossos alunos.” (Prof. Vanderley AC)
“Todo planejamento refere-se a um projeto, sem o qual não passa de burocracia sem valor. Planejar significa organizar as ações de modo racional. Não basta ter metas valiosas, é preciso planejar o que deve ser feito. Não se pode fazer tudo ao mesmo tempo, há que se estabelecer prioridades, criar uma sequência de ações, determinar a ordem de marcha, avaliar os resultados em cada etapa.” (Prof. Dr. Nílson José Machado)
“Planejar é construir um mapa do que deve ser realizado, distinguindo-se o que é relevante do que é irrelevante, senão em função do projeto que se tem, o planejamento sempre pressupõe uma explicitação dos valores envolvidos.” (Prof. Dr. Nílson José Machado)
“É fundamental ao planejar, a escolha de uma escala adequada para o mapeamento dos diversos temas. Um mesmo objetivo pode ser atingido em diversos níveis de profundidade, com a mesma seriedade. A escala determina um “esquecimento coerente” e a competência em escolhê-la é a característica mais importante de um bom cartógrafo/planejador.” (Prof. Dr. Nílson José Machado)
“Um currículo é como um mapa que representa o inesgotável território do conhecimento, recobrindo-o por meio de disciplinas. Cada disciplina, por sua vez, é como um mapa de uma região, sendo elaborado a partir de determinada perspectiva, em decorrência do projeto educacional que se busca realizar. Um mapa não pode ter tudo o que existe no território mapeado: para construí-lo, é fundamental tomar decisões, estabelecendo o que é e o que não é relevante, levando em conta os objetivos perseguidos, mas, acima de tudo, priorizando o que se julga mais valioso, o que é mais relevante: todo mapa é um mapa de relevâncias.”
(Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.48)
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