H24 - Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de proporcionalidade.
Daniela é desenhista e trabalha com letras estilizadas. Ela dispôs alguns modelos da letra L numa malha quadriculada, constituída de quadrados iguais, conforme a ilustração a seguir:
Podemos afirmar que são semelhantes as figuras:
a) (I) e (II).
b) (III) e (IV).
c) (II) e (III).
d) (II) e (IV).
e) (I) e (IV).
Ao Professor:
Destaquei em vermelho algumas palavras porque acredito que muitos alunos possam ter dificuldades de compreendê-las.
Penso que nós Professores ao trabalharmos com essa situação problema, mesmo no Ensino Médio, deveríamos levar para sala de aula 1/8 de folha de papel almaço quadriculado e utilizar com nossos alunos na representação destas figuras. É importante na minha opinião que esse registro fique no caderno do aluno e também esteja registrado no portfólio do Professor.
Eles devem ao construir perceber que estamos contando quadradinhos e talvez fique mais claro explicar que existe uma mesma razão entre as figuras (I) e (IV), sendo 6 está para 3 e 4 está para 2. Os alunos devem perceber o conceito de figuras semelhantes considerando a proporcionalidade das medidas de suas dimensões.
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