Números Racionais
Propor que os alunos justifiquem nestas 6 (seis) figuras suas respectivas metades.
Elas foram construídas em uma malha quadriculada, onde cada quadradinho tem 1 cm de lado (medida linear).
Podemos observar que em algumas delas a metade corresponde a "ideia" de contar quadradinhos. Sendo que a área do quadrado maior é correspondente a 16 quadradinhos, ou seja, 4 quadradinhos na horizontal por 4 quadradinhos na vertical.
Porém há casos em que os alunos devem observar outras "ideias" ou ter claro alguns conceitos, entre eles: a diagonal de um quadrado, o ponto médio de um ou mais lados de um quadrado, a semelhança entre figuras ou mesmo a congruência entre elas.
Nesta segunda sequência de figuras é interessante que os alunos observem se a proposta de divisão em "metades" estão corretas, apresentando uma justificativa.
Podemos ter respostas escritas ou verbais como:
Na primeira figura ele pintou (marcou) oito quadradinhos que correspondem a metade de 16 que é o total de quadradinhos da figura.
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