Números Racionais
Observou-se que existem enormes dificuldades de aprendizagem
em questões que envolvem os conceitos relativos aos números racionais.
Assim como dificuldades de ensinar estes conceitos relativos
aos números racionais.
O quanto é prematuro o trabalho com frações o que pode
contribuir para geração de traumas de difícil superação.
Estrutura curricular inadequada.
Fragmentação dos números racionais.
Números decimais são números racionais na representação
decimal.
Inicialmente devemos pensar na função social do número e
também nele como objeto matemático.
Atividade utilizando CALCULADORA
Divisão
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Resultado
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1 : 2
|
0,5
|
1 : 3
|
0,333333333...
|
1 : 4
|
0,25
|
1 : 5
|
0,2
|
1 : 6
|
0,16666666...
|
1 : 7
|
0,14285714285
|
1 : 8
|
0,125
|
1 : 9
|
0,111111111...
|
1 : 10
|
0,1
|
Ao professor: observar que existe uma ordenação tanto na
primeira coluna como na segunda.
Para o aluno essa é uma atividade que poderá ficar na sua
memória. Pois para o aluno será uma oportunidade de tomar contato com uma
atividade inesperada.
O aluno deverá estabelecer um critério para observar que
existe uma ordenação na segunda coluna (Resultado).
Atividade utilizando CALCULADORA
Regularidades e Surpresas
a)
8
: 0,5 = 16
b) 7 : 0,5 = 14
c)
6
: 0,5 = 12
d) 5 : 0,5 = 10
e)
4
: 0,5 = 8
f)
3
: 0,5 = 6
g)
2
: 0,5 = 4
h) 1 : 0,5 = 2
Que regularidades os alunos devem observar:
O resultado é o dobro do número dividido (dividendo).
Dividir um número por 0,5 é multiplicar o dividendo por dois.
Atividade: Leitura e escrita de números racionais na forma
decimal
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|
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|
|
c
|
d
|
u
|
d
|
c
|
m
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8
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5,
|
5
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|
|
|
3
|
0,
|
7
|
3
|
|
|
|
7,
|
2
|
5
|
|
|
6
|
9,
|
0
|
0
|
4
|
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|
Parte Inteira
Parte Decimal
Ao
Professor: ela serve de base para nomearmos as unidades de medidas do sistema
métrico.
O
concreto é a própria escrita e neste sentido devemos tomar cuidado com o uso do
material dourado.
Um
material cria uma imagem mental e devemos questionar até que ponto nos ajuda na
compreensão de um conceito.
PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais
“A construção da ideia de número racional é relacionada à
divisão entre dois números inteiros, excluindo-se o caso em que o divisor é
zero. Ou seja, desde que um número represente o quociente entre dois números
inteiros quaisquer (o segundo não nulo), ele é um número racional.
No entanto, em que pese às relações entre números naturais, a
aprendizagem dos números racionais supõe rupturas com ideias construídas pelos
alunos acerca dos números naturais, e, portanto, demanda tempo e uma abordagem
adequada.
Ao raciocinar sobre os números racionais como se fossem
naturais, os alunos acabam tendo que enfrentar vários obstáculos:
· Um deles está ligado ao fato de que
cada número racional pode ser representado por diferentes (e infinitas)
escritas fracionárias; por exemplo, 1/3, 2/6, 3/9 e 4/12 são diferentes
representações de um mesmo número;
· Outro diz respeito à comparação entre
racionais: acostumados com a relação 3 > 2, terão que construir uma escrita
que lhes parece contraditória, ou seja, 1/3 < 1/2;
· Se o “tamanho” da escrita numérica
era um bom indicador da ordem de grandeza no caso dos números naturais (8345 > 41), a comparação entre 2,3 e 2,125 já não obedece o mesmo
critério;
· Se ao multiplicar um número natural
por outro natural (sendo este diferente de 0 ou 1) a expectativa era a de
encontrar um número maior que ambos, 10 por 1/2 se surpreenderão ao ver que o
resultado é menor que 10;
· Se a sequência dos números naturais
permite falar em sucessor e antecessor, para os racionais não faz sentido, uma
vez que entre dois números racionais é sempre possível encontrar outros números
racionais; assim, o aluno deverá perceber que entre 0,8 e 0,9 estão números
como 0,81, 0,815 ou 0,87.
Ao optar por começar o estudo dos racionais pelo seu
reconhecimento no contexto diário, deve-se observar que eles aparecem no
cotidiano das pessoas muito mais em sua representação decimal (números com
vírgula) do que na forma fracionária.
O advento das calculadoras fez com que as representações
decimais se tornassem bastante freqüentes. Desse modo, um trabalho interessante
consiste em utilizá-las para o estudo das representações decimais na escola.
Por meio de atividades em que os alunos são convidados a dividir, usando a
calculadora, 1 por 2, 1 por 3, 1 por 4, 1 por 5, etc., e a levantar hipóteses
sobre as escritas que aparecem no visor da calculadora, eles começarão a
interpretar o significado dessas representações decimais.
Usando a calculadora, também perceberão que as regras do
sistema de numeração decimal, utilizadas para representar números naturais,
podem ser aplicadas para se obter a escrita dos racionais na forma decimal,
acrescendo-se novas ordens à direita da unidade (a primeira ordem) e de forma
decrescente.
Além da exploração dessas escritas pelo uso da calculadora,
os alunos também estabelecerão relação entre elas e as representações
referentes ao sistema monetário e aos sistemas de medida.
Já o contato com representações fracionárias é bem menos
freqüente; na vida cotidiana o uso de frações limita-se a metades, terços,
quartos e mais pela via da linguagem oral do que das representações.
A prática mais comum para explorar o conceito de fração é a
que recorre a situações em que está implícita a relação parte-todo; é o caso
das tradicionais divisões de um chocolate, ou de uma pizza, em partes iguais”.
A relação parte-todo se apresenta, portanto, quando um todo
se divide em partes (equivalentes em quantidade de superfície ou de elementos).
A fração indica a relação que existe entre um número de partes e o total de
partes.
Outro significado das frações é o de quociente; baseia-se na
divisão de um natural por outro (a:b=a/b; b ≠
0). Para o aluno, ela se diferencia da interpretação anterior, pois dividir um
chocolate em 3 partes e comer 2 dessas partes é uma situação diferente daquela
em que é preciso dividir 2 chocolates para 3 pessoas. No entanto, nos dois
casos, o resultado é representado pela mesma notação: 2/3.
Uma
terceira situação, diferente das anteriores, é aquela em que a fração é usada
como uma espécie de índice comparativo entre duas quantidades de uma grandeza, ou
seja, quando é interpretada como razão. Isso ocorre, por exemplo, quando se
lida com informações do tipo “2 de cada 3 habitantes de uma cidade são
imigrantes”.
Outros
exemplos podem ser dados: a possibilidade de sortear uma bola verde de uma
caixa em que há 2 bolas verdes e 8 bolas de outras cores (2 em 10); o trabalho
com escalas em mapas (a escala é de 1 cm para 100 m); a exploração da
porcentagem (40 em cada 100 alunos da escola gostam de futebol).
O
significado da fração como operador, ou seja, quando ela desempenha um papel de
transformação, algo que atua sobre uma situação e a modifica. Esta ideia está
presente, por exemplo, num problema do tipo “que número devo multiplicar por 3
para obter 2”.
Fonte:
Parâmetros Curriculares Nacionais
Números
Racionais: representação fracionária, representação decimal e representação
porcentual.
É
importante estudar as representações dos números racionais: frações, números
decimais e porcentagem de forma simultânea.
Fração
é um objeto e os estudos mostram que apóia-se na ideia de parte-todo e com
apoio em grandezas contínuas (pizzas, bolos, chocolates,..).
A
expressão “racional” (ratio) refere-se à ideia de “razão” entre dois
números.
Não
existe número fracionário ou decimal, existe sim a representação do número
racional nestas formas.
A
ideia de metade pode ser representada de infinitas maneiras.
Paralelismo
com números naturais: funções sociais, hipóteses dos alunos sobre as escritas,
hipóteses sobre comparação e significados a partir do seu uso em
situações-problema.
Números
Racionais
Pesquisas
– Anos 80
Behr,
Lesh, Post e Silver (1983)
O
que é sub-construtos?
Ideias
relacionadas ao significado de determinado objeto.
Ohlsson
(1987)
Kieren
(1998) – no Brasil – 4 sub-construtos, medida, quociente, número proporcional e
operador multiplicativo.
a/b
, exprime uma relação entre o número de partes e o total de partes.
A
criança deve explorar essas idéias.
É
importante trabalhar essa relação não apenas grandezas contínuas (ligadas a
idéia de medida), exemplos: chocolate, pizza, etc..., mas também com grandezas
discretas (passível de contagem), exemplos: calcular 2/3 de uma coleção de 18
tampinhas.
Nós
professores tendemos a uma única forma de representar metade.
Devemos
explorar outras representações não somente para metade.
Assim
devemos destacar a importância da justificativa por parte do aluno.
Utilizar
diferentes representações gráficas, de diferentes maneiras e para representar
diferentes idéias.
A
“idéia” de quociente
Um
número racional pode exprimir um quociente.
Dividir
um chocolate em 3 (três) partes iguais e comer 2 (duas) dessas partes é uma
situação diferente daquela em que é preciso dividir 2 (dois) chocolates para 3
(três) pessoas.
Dividir
igualmente 3 (três) folhas para 2 (duas) crianças.
Primeira
Situação:
Primeira
Criança: 1 + 1/2
Segunda
Criança: 1 + ½
Segunda
Situação:
Primeira
Criança: 3/2
Segunda
Criança: 3/2
Qual
é o significado dessas escritas e o que elas representam?
Os
significados dessas escritas aparecem quando lidamos com informações do tipo:
“2
(dois) em cada 3 (três) habitantes de uma cidade são imigrantes”.
“para
cada 2 (dois) copos de farinha, usamos 3 (três) ovos”.
1/4
= 25/100 = 25%
Há
um terreno que ficou de herança para 7 (sete) irmãos.
1/7
= 0,142857142...
Neste
caso é muito mais significativo a escrita 1/7.
Outro
exemplo:
1260/2520
= 50%
50%
dos trabalhadores de uma cidade atuam na construção civil, neste caso é mais
significativa a representação percentual.
No
4º. e 5º. Ano é mais importante trabalhar com a conceituação e evitar um
trabalho com operações muito complexas.
Comparação
de Racionais
Na
forma fracionária
Qual
é o maior ...
1/2
ou 1/3
2/4
ou 2/5
2/3
ou 4/5
Redução
ao mesmo denominador
Ao
Professor:
Devemos
dar ênfase na equivalência e não no MMC.
4/7
+ 2/7 = 6/7
5/7
– 2/7 = 3/7
Num
trabalho bem feito as hipóteses das crianças poderão estar corretas.
Devemos
trabalhar mais com a “ideia” do denominador.
A
oralidade deve sempre estar associada a escrita.
4/5
+ 5/2 = 8/10 + 25/10 (frações equivalentes) = 33/10
1/2
+ 1/3 = 3/6 + 2/6 = 5/6 (frações equivalentes)
1/2
= 3/6 = 9/18 = 27/54 ...
(multiplicar por 3)
1/3
= 2/6 = 4/12 = 8/24 ... (multiplicar por 2)
1/2 + 1/3 = 2/4 + 3/9 (deu no mmc)
A
“idéia” de operador
Que
número que multiplicado por 5/4 resulta 2/3?
Outro
Caso:
1/3
de 1/2 = 1/6
Ao
Professor: dividir um inteiro em 2 (duas) partes iguais. Dividir em 3 (três) partes
iguais estas 2 (duas) partes e pintar apenas uma delas.
2/5
de 1/7 = 2/35
Ao
Professor: dividir um inteiro em 7 (sete) partes iguais. Dividir em 5 (cinco)
partes iguais estas 7 (sete) partes e pintar apenas duas delas.
As
crianças serão capazes de identificar uma regularidade se efetivamente for
trabalhado essas “ideias”.
Assim
será possível que as crianças cheguem a regra e ela poderá ser validada pelo
professor.
Numerador
x Numerador
Denominador
x Denominador
Divisão:
2/35
: 1/7 = 2/5
2/35
. 7/1 = 14/35 = 2/5
Equivalência
de Frações:
1/2
: 1/3 = 3/6 : 2/6 = 3 : 2/6 : 6 = 3/2 (6
: 6 = 1)
1/2
: 1/3 = 1/2 . 3/1 = 3/2 (chega-se a uma regra)
10/9
: 5/3 = 2/3; a/b . c/d = a . c/b . d
(sempre teremos o recurso da equivalência)
Anotações
do PCNP Lúcio durante a participação no Projeto EMAI - Educação Matemática nos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Assessoria:
Célia Maria Carolino Pires
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