Data: 19/08/2011
TUTOR – É um auxiliar no trabalho proposto pelo professor da sala de aula.
Segunda Videoconferência
Palestrantes: Fernanda Santana/EFAP e Walter Spinelli/EFAP
Objetivos:
Apresentar os conteúdos aos tutores – Currículo – para que todos possam apropriar-se da Proposta de Matemática.
Atuar diretamente com os alunos que tenham dificuldade de aprendizagem.
Exposição dos Cadernos dos Professores e Alunos.
Destacar a importância do livro didático.
Diferenças entre o caderno do Professor e do Aluno:
a) A ordem das atividades.
b) O gabarito e as respostas.
c) As justificativas para as abordagens.
d) Enunciados das atividades.
e) Orientações claras para o trabalho na área.
Em relação ao tema: são iguais aos livros didáticos, os cadernos buscam contextualizar os conteúdos, são sempre associados ao cotidiano, entre outros.
6º. Ano
Trabalhar com frações e decimais.
¾ = 0,75 = 75/100.
Divisão não exata – retomar.
Classes e Ordens – entrar neste assunto.
Decomposição: 4,5 = 4 + 0,5 = 4 + 5/10.
4,5 = 4 inteiros + 5 décimos.
Sugestão de Atividades:
· Quanto é 270:3?
20 |
20 |
20 |
20 + 20 + 20 = 60
Propor aos alunos trabalhar com estas “ideias”: estimativa e cálculo mental.
· Quanto falta para 270?
Deixar os alunos observarem que eles devem procurar três números iguais que sejam maiores que 20.
60 |
60 |
60 |
60 + 60 + 60 = 180
· Quanto falta para 270?
Neste caso ainda falta 90 para 270.
70 |
70 |
70 |
70 + 70 + 70 = 210
Neste caso ainda falta 60 para 270.
90 |
90 |
90 |
90 + 90 + 90 = 270
São exatamente os três números procurados.
9º. ANO
Números Reais.
Noção Científica.
Raiz de 2 (dois) – Construção.
Uma equação é uma tradução de uma pergunta, sempre.
Qual é a questão geradora?
O professor destacou a importância do conteúdo Proporcionalidade e que devemos auxiliar nossos alunos na compreensão deste e outros conteúdos.
Sugestões de Jogos Educativos, endereço eletrônico: www.ludoeducativo.com.br.
Dada pelo Professor: Walter Spinelli/EFAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário