quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Equações de Segundo Grau


Objetivos:

·         Identificar equações do 2º. Grau.
·         Traduzir problemas por meio de uma equação.
·         Identificar os coeficientes de uma equação do 2º. Grau.
·         Reduzir uma equação do 2º. Grau à forma geral.

“As Flores”

Desenvolvimento:

Primeiramente aplique a situação problema e dê o tempo necessário para que os alunos respondam as questões.
Durante a apresentação das respostas, verifique se conseguiram traduzir algebricamente a regularidade observada na tabela, ou seja, se o número de participantes é x então o total de flores será dado pela expressão:
x.(x – 1)   ou   x2 – x
Solicite aos alunos para explicarem os procedimentos que usaram para descobrir a alternativa correta na questão 3 e as sugestões que deram para a questão 5.    
Quanto a questão 4, aproveite para apresentar aos alunos um exemplo de equação do 2º. Grau. Lembre-os do estudo que fizeram com os polinômios. 
Proponha a seguir alguns exercícios para que identifiquem o grau de algumas equações como por exemplo:


1º.) x2+2.x+3=0
......grau
2º.) x.(x – 2) = 1
......grau
3º.) 3.x + x/2 = 5
......grau

   

Situação Problema

Os participantes de um festival de música decidiram que ao final deste fariam uma festa de encerramento, onde cada um dos participantes daria uma flor de presente a cada um dos seus colegas também participantes do festival.
1º.) Quantas flores serão distribuídas se o total de participantes for 5? E se for 6? E 7?
2º.) Complete a Tabela:


Número de Participantes
Número de flores que cada um irá receber
Total de flores
3
2
3.2 = 6
4
...
...
5
...
...
6
...
...
7
...
...
...
...
...
11
...
...
...
...
...
x
...
...


3º.) Se o total de flores distribuídas for 420, então o número de participantes será:
a)      19;
b)      20;
c)       21 e
d)      Outro.
4º.) Para responder a questão anterior, um aluno da 8º. Série/9º. Ano fez o seguinte encaminhamento:
x.(x – 1) = 420
x2 – x = 420
x2 – x – 420 = 0

Como ele ainda não sabia resolver essa equação, substituiu a incógnita x pelos valores das alternativas e, assim, descobriu a correta.

5º.)  E se as alternativas não tivessem sido dadas, como faria para resolver esse problema?

Fonte: Experiências Matemáticas da 8º. Série/9º. Ano

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