Objetivos:
· Identificar equações do 2º. Grau.
· Traduzir problemas por meio de uma equação.
· Identificar os coeficientes de uma equação do 2º. Grau.
· Reduzir uma equação do 2º. Grau à forma geral.
“As Flores”
Desenvolvimento:
Primeiramente aplique a situação problema e dê o tempo necessário para que os alunos respondam as questões.
Durante a apresentação das respostas, verifique se conseguiram traduzir algebricamente a regularidade observada na tabela, ou seja, se o número de participantes é x então o total de flores será dado pela expressão:
x.(x – 1) ou x2 – x
Solicite aos alunos para explicarem os procedimentos que usaram para descobrir a alternativa correta na questão 3 e as sugestões que deram para a questão 5.
Quanto a questão 4, aproveite para apresentar aos alunos um exemplo de equação do 2º. Grau. Lembre-os do estudo que fizeram com os polinômios.
Proponha a seguir alguns exercícios para que identifiquem o grau de algumas equações como por exemplo:
1º.) x2+2.x+3=0 | ......grau |
2º.) x.(x – 2) = 1 | ......grau |
3º.) 3.x + x/2 = 5 | ......grau |
Situação Problema
Os participantes de um festival de música decidiram que ao final deste fariam uma festa de encerramento, onde cada um dos participantes daria uma flor de presente a cada um dos seus colegas também participantes do festival.
1º.) Quantas flores serão distribuídas se o total de participantes for 5? E se for 6? E 7?
2º.) Complete a Tabela:
Número de Participantes | Número de flores que cada um irá receber | Total de flores |
3 | 2 | 3.2 = 6 |
4 | ... | ... |
5 | ... | ... |
6 | ... | ... |
7 | ... | ... |
... | ... | ... |
11 | ... | ... |
... | ... | ... |
x | ... | ... |
3º.) Se o total de flores distribuídas for 420, então o número de participantes será:
a) 19;
b) 20;
c) 21 e
d) Outro.
4º.) Para responder a questão anterior, um aluno da 8º. Série/9º. Ano fez o seguinte encaminhamento:
x.(x – 1) = 420
x2 – x = 420
x2 – x – 420 = 0
Como ele ainda não sabia resolver essa equação, substituiu a incógnita x pelos valores das alternativas e, assim, descobriu a correta.
5º.) E se as alternativas não tivessem sido dadas, como faria para resolver esse problema?
Fonte: Experiências Matemáticas da 8º. Série/9º. Ano
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