Geometria: Sólidos Geométricos
Objetivo: Identificar figuras planas e não-planas e classificar os poliedros.
1º. Parte: Um mundo de Formas Geométricas
Desenvolvimento: A partir da leitura do texto em anexo, os alunos irão responder as duas questões:
a) O que é Geometria?
b) O que você conhece a respeito da geometria?
Depois de discutir o texto e debater as questões propostas, se possível assista ao filme: “Donald no país da Matemágica”.
Convide a classe a analisar a seguinte afirmação:
Quando estudamos as figuras geométricas, podemos classificá-las em planas e não-planas. O cubo, o paralelepípedo, a esfera, o cone, o cilindro, as pirâmides são figuras não planas. Já o quadrado, o círculo, o triângulo, o retângulo, o losango são exemplos de figuras planas que podem ser vistas nas faces de figuras não-planas.
Coloque perguntas tais como:
O que eles entendem dessa afirmação?
Existem termos que desconhecem? Quais?
Depois, peça a cada aluno que desenhe as figuras citadas na afirmação e outras que eles conhecem e não foram citadas.
Das figuras tridimensionais, existem as que têm todas as partes de sua superfície planas: são os POLIEDROS. Outras têm superfícies não-planas (como a esfera, o cilindro, o cone, o “ovo”): são os CORPOS REDONDOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário