Habilidade Avaliada: H12 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
Comer 30% de um bolo é o mesmo que:
a) Comer 1/3 do bolo.
b) Dividi-lo em trinta fatias iguais e comer apenas uma delas.
c) Dividi-lo em dez fatias iguais e comer apenas três delas.
d) Comer três fatias de igual tamanho.
Ao Professor: consultar o Relatório pedagógico de 2009/SARESP.
Observação: é muito pequeno o percentual de acerto (39%, alternativa C) para uma questão envolvendo o conceito de fração na 8º. Série/9º. Ano, época em que esta compreensão deve estar consolidada. Quase o mesmo percentual (34,3%) de alunos marcou A, mostrando que identificam erradamente 1/3 como sendo a representação fracionária de 30% = 30/100. Os que optaram por D (18,3%) consideraram apenas que os pedaços de bolo são de mesmo tamanho, uma das características das partes em que se divide o todo.
Nível Adequado: Entre 300 e 350 (≥ 300 A ˂350).
Nenhum comentário:
Postar um comentário