terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

SAEB - Versão 1.0 - Algumas observações para pensarmos no SAEB/2019!


"Os estudantes do 9º ano já desenvolveram as habilidades previstas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Portanto, no teste do 9º ano será medido principalmente o desenvolvimento das habilidades do 6º ao 9º ano

Como no SAEB são avaliados finais de ciclo (2EF (ciclo de alfabetização), 5EF, 9EF, 3EM), nem toda habilidade da BNCC do ano/etapa em que o teste será aplicado deverá estar contemplada nas Matrizes de Referência. O que se espera é o desenvolvimento das habilidades ao longo do ciclo, por isso, após uma leitura minuciosa da BNCC, foram feitas sínteses de habilidades semelhantes, observando a acumulação do conhecimento.

Sínteses das habilidades contempladas em cada cruzamento dos eixos definidos nas Matrizes de Referência de Matemática, tomando como referência as habilidades da BNCC. Por exemplo, a habilidade 2N1.1Reconhecer o que os números naturais indicam em diferentes situações: quantidade, ordem, medida ou código de identificação” é uma possibilidade no cruzamento do Eixo do Conhecimento “Números” com o Eixo Cognitivo “Compreender e aplicar conceitos e procedimentos”.


Para expressar as habilidades nestas Matrizes de Referência de Matemática, é utilizada a mesma estrutura da BNCC, conforme ilustrado no exemplo a seguir: 


Os cruzamentos em branco nas Matrizes de Referência significam que:  não há habilidades previstas na BNCC a serem medidas no teste no cruzamento de determinado Eixo Cognitivo com determinado Eixo do Conhecimento; ou  a habilidade prevista na BNCC não é passível de ser medida em um teste em larga escala. O conectivo “OU” é utilizado para unir habilidades que foram consideradas semelhantes mas têm sentido exclusivo, isto é, cada item deve medir somente UMA das habilidades.

Página 95 do Documento (Nono Ano até a página 98)

Nenhum comentário:

Postar um comentário