"Os estudantes do 9º ano já desenvolveram as habilidades previstas do 1º ao 5º ano do
Ensino Fundamental. Portanto, no teste do 9º ano será medido principalmente o
desenvolvimento das habilidades do 6º ao 9º ano.
Como no SAEB são avaliados finais de ciclo (2EF (ciclo de alfabetização), 5EF, 9EF, 3EM),
nem toda habilidade da BNCC do ano/etapa em que o teste será aplicado deverá estar
contemplada nas Matrizes de Referência. O que se espera é o desenvolvimento das
habilidades ao longo do ciclo, por isso, após uma leitura minuciosa da BNCC, foram
feitas sínteses de habilidades semelhantes, observando a acumulação do
conhecimento.
Sínteses das habilidades contempladas em cada
cruzamento dos eixos definidos nas Matrizes de Referência de Matemática, tomando como
referência as habilidades da BNCC. Por exemplo, a habilidade 2N1.1 “Reconhecer o que os
números naturais indicam em diferentes situações: quantidade, ordem, medida ou código de
identificação” é uma possibilidade no cruzamento do Eixo do Conhecimento “Números” com o
Eixo Cognitivo “Compreender e aplicar conceitos e procedimentos”.
Para expressar as habilidades nestas Matrizes de Referência de Matemática, é utilizada a
mesma estrutura da BNCC, conforme ilustrado no exemplo a seguir:
Os cruzamentos em branco nas Matrizes de Referência significam que:
não há habilidades previstas na BNCC a serem medidas no teste no cruzamento de
determinado Eixo Cognitivo com determinado Eixo do Conhecimento; ou
a habilidade prevista na BNCC não é passível de ser medida em um teste em larga
escala.
O conectivo “OU” é utilizado para unir habilidades que foram consideradas semelhantes
mas têm sentido exclusivo, isto é, cada item deve medir somente UMA das habilidades.
Página 95 do Documento (Nono Ano até a página 98)
Nenhum comentário:
Postar um comentário