segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Revista Nova Escola - Muito Interessante!


"Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo"

Katia Stocco Smole


1.      O esforço produtivo é um processo que ocorre no cérebro provocado por uma situação-problema e se relaciona com trabalhar duro em algo que é difícil de fazer, perseverar quando as coisas ficam difíceis de fazer progressos. Ele se relaciona com a capacidade de persistir, de se desafiar e de empreender esforços pessoais para superar e resolver problemas. Esforço produtivo é uma ação cognitiva do aluno, que depende muito das ações do professor e do tipo de atividade proposta em aula.
2.      Para garantir que os alunos tenham oportunidade de estar em esforço produtivo e  comprometer-se com um pensamento de alto nível, o professor precisa selecionar e propor, de forma regular, atividades que estimulem a resolução de problemas, o raciocínio, a criação de estratégias pessoais de resolução, e a comunicação matemática.
E para gerar esforço produtivo, é importante que a atividade tenha pelo menos algumas das seguintes características:
·         Ser desafiadora, mas acessível
·         Contar com altos níveis de exigência cognitiva
·         Permitir diferentes formas de representação (visuais, escritas com palavras, escritas matemáticas etc.)
·         Incentivar o uso de ideias próprias e formas pessoais de resolução
·         Fomentar a análise de diferentes pontos de vista com foco no desenvolvimento da argumentação, do conhecimento e da utilização da linguagem matemática e na possibilidade de errar e analisar os próprios erros.
Além disso, a atividade precisa incentivar o acesso aos conhecimentos matemáticos por meio:
·         da possibilidade de acessar a Matemática através das diversas formas de abordar os  problemas, o que inclui a utilização de variadas estratégias de resolução e possibilidades de representação.
·         do envolvimento dos conhecimentos prévios dos alunos e da relação desses conhecimentos com o que se está aprendendo.
O que já se sabe é que ao contrário do que tradicionalmente se faz nas aulas de Matemática, as tarefas cujo foco está em reproduzir algo ou memorizar fatos, regras, fórmulas e definições previamente aprendidas ou estabelecidas não geram esforço produtivo e, portanto, não permitem aprendizagens significativas e altas habilidades matemáticas nos alunos.
Agora que você está mais familiarizado com o conceito de esforço produtivo, volte às tarefas que propusemos no vídeo, e que reproduzimos abaixo, e pense: “Quais delas provocaram em você esforço produtivo? Quais das características listadas acima elas contêm?

PROPOSTA DE ATIVIDADE

ATIVIDADE 1:

Em um estacionamento eu vi motos e carros estacionados. Contei 13 veículos e 42 rodas ao todo. Quantos carros eu contei?
Você precisa tentar resolver esse problema de três formas diferentes:
·         Usando um esquema ou desenho
·         Mostrando uma solução numérica sem usar a álgebra
·         Tentando uma solução algébrica

ATIVIDADE 2:

Nesta conta os números foram escondidos por letras. Letras iguais correspondem a números iguais e letras diferentes a números diferentes. Você pode descobrir qual é a conta original?
Observação: Veja na Revista Nova Escola!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário