terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

CURSO DE ATUALIZAÇÃO "Práticas de Ensino de Álgebra"

No primeiro semestre de 2019, o CAEM oferecerá, gratuitamente, o curso de atualização "Práticas de Ensino de Álgebra".
Ementa:
Neste curso, pretendemos trazer possíveis ferramentas ao professor de Matemática para o ensino de Álgebra, desde os anos iniciais ao Ensino Médio. Ao longo do curso exploremos estratégicas didáticas e atividades para a sala de aula; os professores serão convidados a aplicarem propostas didáticas com seus alunos em suas escolas e, após, compartilharão suas experiências com a turma, apresentando os resultados de sua aplicação. Para além da parte prática, o curso pretende revisitar tendências metodológicas e documentos oficiais (PCN's e BNCC) para o ensino de Álgebra na Escola Básica.
Objetivos:
Tradicionalmente o ensino de álgebra na Escola Básica tem priorizado as manipulações algébricas, sem o desenvolvimento das capacidades de abstração e de generalização. Em contrapartida, não faltam referências teóricas e propostas didáticas apontando caminhos alternativos para um ensino e uma aprendizagem de álgebra mais eficaz. Kaput (1999, p. 134-135) descreve a álgebra como algo que "envolve generalizar e expressar essa generalização usando linguagens cada vez mais formais, onde a generalização se inicia na aritmética, em situações de modelagem, em geometria e virtualmente em toda a matemática que pode ou deve aparecer nas séries elementares". Neste curso, pretendemos explorar atividades que despertem o professor para a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico que, segundo este mesmo pesquisador, pode admitir as seguintes formas:
  • Generalização da aritmética e de padrões em toda a matemática;
  • Uso significativo de simbolismo;
  • Estudo da estrutura no sistema de numeração;
  • Estudo de padrões e funções;
  • Processos de modelagem matemática, que integra as quatro anteriores.
Metodologia:
O curso será composto por 3 ou 4 blocos focados em tópicos do programa. Em cada bloco, os professores realizarão atividades em grupo, conhecerão estratégias diversificadas para explorarem os temas em sala de aula e, em seguida, remodelarão tais atividades para aplicarem aos seus alunos em suas turmas. Após a aplicação, compartilharão com os demais professores seus resultados e sua experiência. Paralelamente a este tarefa, os participantes criarão um portfólio compilando as principais etapas de seu trabalho. Resumidamente, a participação dos professores será mobilizada por meio de:
  • Vivenciar situações de aprendizado se colocando como aprendiz;
  • Produzir um roteiro de ensino baseado no que será explorado nos encontros;
  • Aplicar aos seus alunos as atividades com as devidas adaptações;
  • Confrontar com colegas suas experiências em sala de aula.
Cronograma:
  • 09/03: Padrões e regularidades, sequências numéricas, geométricas e pictóricas.
  • 23/03: Linguagem e simbolismo algébrico.
  • 06/04: Uso das “letras”: variável, incógnita, estrutura algébrica e função.
  • 04/05: Uso de recursos tecnológicos para entendimento de conceitos algébricos.
  • 18/05: Pensamento funcional.
  • 01/06: Resolução de problemas.
  • 15/06: Jogos algébricos.
  • 29/06: Apresentação dos trabalhos.
Observação:
Serão formadas duas turmas, com 30 vagas cada uma, conforme as seguintes categorias:
  • Turma 1: professores que ensinam matemática do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental.
  • Turma 2: professores de matemática do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Ministrantes:
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Profa. Ruth Ribas Itacarambi (CGIEM - Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática)
Taxa: Atividade gratuita
Público-alvo: Professores que ensinam Matemática nos Ensinos Fundamental ou Médio.
Carga horária: 30 horas
Número de vagas: 60 (30 em cada turma)
Número mínimo para realização do curso: 20 (10 em cada turma)
Avaliação: A avaliação dos participantes do curso se dará a partir das atividades propostas nos encontros, da produção de um portfólio que será elaborado no decorrer do curso e da apresentação final. A nota final do professor participante será dada pela média ponderada das notas obtidas nas avaliações citadas anteriormente.
Critério de aprovação: será aprovado o participante que obtiver nota final (NF) maior ou igual a 7,0 e frequência nas aulas maior ou igual a 85%.
Datas previstas para os encontros: 09/03, 23/03, 06/04, 04/05, 18/05, 01/06, 15/06 e 29/06, das 08h30 às 12h15.

Observações importantes
  • O curso de atualização Práticas de Ensino de Álgebra terá a duração de 30 horas e é destinado preferencialmente a professores que estejam atuando na escola pública.
  • De acordo com o regimento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, na inscrição, o candidato deverá apresentar cópia de seu diploma de nível superior..
    O participante aprovado (NF maior ou igual a sete e com frequência mínima de 85%) receberá certificado expedido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, com homologação da EFAP.

Procedimento para inscrição no curso de atualização (de 04/02 a 24/02, somente pela internet)
O processo de inscrições no curso de atualização tem quatro etapas:
1- Preencha o formulário para fazer o cadastro no sistema Arquimedes. As pessoas que já têm cadastro no sistema Arquimedes, devem seguir diretamente para o passo 2;
2- Faça o login no sistema Arquimedes, clique em atividades e escolha a atividade que deseja participar, neste caso, o curso de atualização;
3 - Em seguida, no menu inicial do sistema, envie a documentação necessária (para selecionar arquivos, clique em "+ selecionar arquivos para upload"):
Documentos necessários (professor da rede pública ou particular): Cópias do último holerite , diploma de graduação em Matemática ou Pedagogia (frente e verso) e RG (frente e verso);
4- Feito isso, seus documentos serão analisados e você receberá outro e-mail de confirmação caso sua pré-inscrição seja aceita. Fique atento: neste primeiro momento você só estará pré-inscrito nas oficinas solicitadas. Após o término do período de pré-inscrição será feita a seleção dos participantes e, se selecionado, você receberá um novo e-mail de confirmação de matrícula.
Em caso de dificuldades na inscrição, entre em contato conosco: (11)3091-6160 ou caem@ime.usp.br
Lembramos que:
- o envio dos dados não é garantia de matrícula. Seus dados serão analisados e então mandaremos um e-mail de confirmação da matrícula;
- enquanto não forem enviados todos os dados e documentos solicitados, o pedido de inscrição não será reconhecido, ou seja, será inválido;
- será dada preferência a professores atuantes em escola pública e formados em Matemática e/ou Pedagogia;
- não haverá vagas para alunos de outras instituições de ensino;
- apenas professores formados receberão o certificado homologado pela EFAP.
Caso esteja inscrito no curso e não possa comparecer, é necessário avisar o CAEM com 5 dias de antecedência para que sua vaga possa ser disponibilizada a outra pessoa em lista de espera.
Para maiores esclarecimentos, ligue para (11) 3091-6160 ou envie um e-mail para caem@ime.usp.br.



Rua do Matão, 1010 sala 167 - bloco B
05508-090 - São Paulo - SP
Brasil
E-mail: caem@ime.usp.br
Telefone e Fax: (11) 3091-6160


Observação: desejo fazer este curso de atualização no CAEM/USP e se algum professor da Diretoria de Ensino Região Osasco quiser fazê-lo e dividir despesa de transporte entre em contato no e-mail: lciomauro.carnaba@gmail.com. Ainda não conclui minha inscrição.   

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