Os itens 4, 5 e 6 têm
por objetivo avaliar se os alunos resolvem situações-problema do campo aditivo,
compreendendo alguns de seus significados ou se decompõem números em duas
parcelas, iguais ou diferentes, por meio de estratégias pessoais ou
convencionais.
Questão 4
Habilidade: Resolve
problema que envolve adição por meio de estratégias pessoais ou convencionais.
Esse item na prova da
manhã e na tarde se refere a uma situação-problema envolvendo a ideia de juntar
duas quantidades. Trata-se, portanto, de uma ideia bastante frequente nos
livros didáticos e nas salas de aula. Para efetuar a adição, em ambas as
provas, não era necessário que o aluno soubesse calcular utilizando reserva (o
“vai 1”), pois os números apresentados não o exigiam.
Questão 5
Habilidade: Resolver
problemas que envolvem a adição, como por exemplo, calcular o total de objetos
de uma coleção que sofreu acréscimo.
Esse item, em ambas as
provas, se refere a um problema, cuja resolução exigia o cálculo de uma soma de
dois números da ordem das dezenas, envolvendo o “vai 1”.
Questão 6
Habilidade: Decompor
por um número da ordem de dezenas em 2 parcelas. Essa questão está dividida em
dois subitens, 6ª e 6B.
(A)
Escreva números nos dois quadradinhos
abaixo, para que a soma seja igual a 28. Atenção: esses números têm de ser
diferentes.
+
|
=
|
28
|
(B)
Escreva números nos dois quadradinhos
abaixo, para que a soma seja igual a 28. Atenção: esses números têm de ser
iguais.
+
|
=
|
28
|
Fonte: Relatório Pedagógico 2011/SARESP - 3°
ANO EF - Matemática
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