“Consideramos que a construção de um percurso de aprendizagem
que se pretende que os alunos construam.
1. A definição das expectativas de
aprendizagem que se pretende que os alunos construam.
2. A consideração de hipóteses sobre as
potencialidades e os desafios inerentes às idades dos alunos na construção
desses conhecimentos.
3. Um plano de atividades que,
hipoteticamente, sejam interessantes e potencialmente ricas para possibilitar
aos alunos a construção das expectativas esperadas.
Expectativas de aprendizagem que são frequentemente citadas
em documentos curriculares.
Números naturais e sistema de numeração decimal
Primeiro Ano
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Reconhecer a utilização
de números no seu contexto diário.
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Primeiro Ano
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Formular hipóteses
sobre escritas numéricas familiares como a idade, o número da casa etc.
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Primeiro Ano
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Identificar
escritas numéricas relativas a números frequentes como os dias do mês, o ano
etc.
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Primeiro Ano
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Formular hipóteses
sobre a leitura e a escrita de números frequentes no seu contexto doméstico.
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Primeiro Ano
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Realizar a
contagem de objetos (em coleções móveis ou fixas) pelo uso da sequência
numérica (oral).
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Primeiro Ano
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Fazer contagens
orais em escala ascendente (do menor para o maior) e descendente (do maior
para o menor), contando de um em um.
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Primeiro Ano
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Construir
procedimentos de como formar pares e agrupar, para facilitar a contagem e
comparação entre duas coleções.
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Primeiro Ano
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Construir
procedimentos para comparar a quantidade de objetos de duas coleções,
identificando a que tem mais e a que tem menos, ou se têm a mesma quantidade
de itens.
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Primeiro Ano
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Produzir escritas
numéricas de números familiares e frequentes pela identificação de regularidades.
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Segundo Ano
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Utilizar números
para expressar quantidades de elementos de uma coleção.
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Segundo Ano
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Utilizar números
para expressar a ordem dos elementos de uma coleção ou sequência.
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Segundo Ano
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Utilizar números
na função de código, para identificar linhas de ônibus, telefones, placas de
carros, registro de identidade.
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Segundo Ano
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Utilizar
diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem,
formação de pares, agrupamentos e estimativas.
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Segundo Ano
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Contar em escalas
ascendentes e descendentes de 1 em 1, de 2 em 2, de 5 em 5, de 10 em 10 etc.
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Segundo Ano
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Formular hipóteses
sobre a grandeza numérica, pela identificação da quantidade de algarismos que
compõem sua escrita e/ou pela identificação da posição ocupada pelos
algarismos que compõem sua escrita.
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Segundo Ano
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Produzir escritas
numéricas, identificando regularidades e regras do sistema de numeração
decimal.
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Segundo Ano
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Utilizar a
calculadora para produzir escritas de números que são ditados.
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Terceiro Ano
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Ler e escrever números
pela compreensão das características do sistema de numeração decimal.
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Terceiro Ano
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Comparar e ordenar
números (em ordem crescente e decrescente).
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Terceiro Ano
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Resolver
situações-problema que envolvam relações entre números, tais como: ser maior
que, ser menor que, estar entre, ter mais 1, ter mais 2, ser o dobro, ser a
metade.
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Terceiro Ano
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Contar em escalas
ascendentes e descentes a partir de qualquer número dado.
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Terceiro Ano
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Utilizar a
calculadora para produzir e comparar escritas numéricas.
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Quarto Ano
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Reconhecer e
utilizar números naturais no contexto diário.
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Quarto Ano
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Compreender e
utilizar as regras do sistema de numeração decimal, para leitura, escrita,
comparação e ordenação de números naturais.
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Quarto Ano
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Contar em escalas
ascendentes e descentes a partir de qualquer número natural dado.
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Quarto Ano
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Resolver situações-problema
em que é necessário fazer estimativas ou arredondamentos de números naturais
(cálculos aproximados).
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Para atingir essas expectativas de aprendizagem é fundamental
a criação de um ambiente alfabetizador matemático, privilegiando-se as
situações de aprendizagem em que o estudo dos números seja uma continuação das
experiências numéricas que as crianças vivenciam em seu cotidiano.”
Fonte: Pires, Célia Maria Carolino. Números naturais e operações.
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