terça-feira, 14 de março de 2017

Como ensinar os números naturais e as operações?



“Consideramos que a construção de um percurso de aprendizagem que se pretende que os alunos construam.

1.  A definição das expectativas de aprendizagem que se pretende que os alunos construam.

2.  A consideração de hipóteses sobre as potencialidades e os desafios inerentes às idades dos alunos na construção desses conhecimentos.

3.  Um plano de atividades que, hipoteticamente, sejam interessantes e potencialmente ricas para possibilitar aos alunos a construção das expectativas esperadas.

Expectativas de aprendizagem que são frequentemente citadas em documentos curriculares.

Números naturais e sistema de numeração decimal

Primeiro Ano
Reconhecer a utilização de números no seu contexto diário.

Primeiro Ano
Formular hipóteses sobre escritas numéricas familiares como a idade, o número da casa etc.

Primeiro Ano
Identificar escritas numéricas relativas a números frequentes como os dias do mês, o ano etc.  
Primeiro Ano
Formular hipóteses sobre a leitura e a escrita de números frequentes no seu contexto doméstico.
Primeiro Ano
Realizar a contagem de objetos (em coleções móveis ou fixas) pelo uso da sequência numérica (oral).  
Primeiro Ano
Fazer contagens orais em escala ascendente (do menor para o maior) e descendente (do maior para o menor), contando de um em um.  


Primeiro Ano
Construir procedimentos de como formar pares e agrupar, para facilitar a contagem e comparação entre duas coleções.
Primeiro Ano
Construir procedimentos para comparar a quantidade de objetos de duas coleções, identificando a que tem mais e a que tem menos, ou se têm a mesma quantidade de itens.
Primeiro Ano
Produzir escritas numéricas de números familiares e frequentes pela identificação de regularidades.

Segundo Ano
Utilizar números para expressar quantidades de elementos de uma coleção.
Segundo Ano
Utilizar números para expressar a ordem dos elementos de uma coleção ou sequência.

Segundo Ano
Utilizar números na função de código, para identificar linhas de ônibus, telefones, placas de carros, registro de identidade.
Segundo Ano
Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, formação de pares, agrupamentos e estimativas.
Segundo Ano
Contar em escalas ascendentes e descendentes de 1 em 1, de 2 em 2, de 5 em 5, de 10 em 10 etc.









Segundo Ano
Formular hipóteses sobre a grandeza numérica, pela identificação da quantidade de algarismos que compõem sua escrita e/ou pela identificação da posição ocupada pelos algarismos que compõem sua escrita.   
Segundo Ano
Produzir escritas numéricas, identificando regularidades e regras do sistema de numeração decimal.  
Segundo Ano
Utilizar a calculadora para produzir escritas de números que são ditados.

Terceiro Ano
Ler e escrever números pela compreensão das características do sistema de numeração decimal.  

Terceiro Ano
Comparar e ordenar números (em ordem crescente e decrescente).
Terceiro Ano
Resolver situações-problema que envolvam relações entre números, tais como: ser maior que, ser menor que, estar entre, ter mais 1, ter mais 2, ser o dobro, ser a metade.   
Terceiro Ano
Contar em escalas ascendentes e descentes a partir de qualquer número dado.
Terceiro Ano
Utilizar a calculadora para produzir e comparar escritas numéricas.

Quarto Ano
Reconhecer e utilizar números naturais no contexto diário.



Quarto Ano
Compreender e utilizar as regras do sistema de numeração decimal, para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais.
Quarto Ano
Contar em escalas ascendentes e descentes a partir de qualquer número natural dado.  
Quarto Ano
Resolver situações-problema em que é necessário fazer estimativas ou arredondamentos de números naturais (cálculos aproximados).  


Para atingir essas expectativas de aprendizagem é fundamental a criação de um ambiente alfabetizador matemático, privilegiando-se as situações de aprendizagem em que o estudo dos números seja uma continuação das experiências numéricas que as crianças vivenciam em seu cotidiano.”  

Fonte: Pires, Célia Maria Carolino. Números naturais e operações. 

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