O dominó dos números inteiros tem a finalidade de expressar os cálculos de adição, subtração, multiplicação, divisão, jogo de sinais na multiplicação e divisão e propriedades das operações entre números com mesmo sinal e sinais diferentes, referentes aos números inteiros.
O professor deve aplicar este jogo na própria sala de aula ou em salas específicas para jogos matemáticos, no intuito de verificar a fixação dos conteúdos ministrados.
As regras
O jogo segue as regras do dominó tradicional, as pedras oferecem cálculos e respostas que devem ser colocadas na ordem correta, a pedra “branca” substituirá qualquer resultado ou operação.
Pode jogar 2, 3 ou 4 alunos.
Dois alunos: 7 pedras para cada, 14 pedras constituirão o monte, caso algum alguém não tenha a pedra para jogar deverá comprar no monte.
Três alunos: 7 pedras para cada um, 7 pedras no monte.
Quatro alunos: 7 pedras para cada um. No jogo com quatro alunos não teremos o monte, aquele que não obter o resultado para jogar passa a vez para o próximo.
Material:
Cartolina, EVA (qualquer cor) ou blocos de madeira.
Tesoura (no caso de ser de cartolina ou EVA)
Caso seja feito de cartolina recomenda-se plastificar.
O professor deve aplicar este jogo na própria sala de aula ou em salas específicas para jogos matemáticos, no intuito de verificar a fixação dos conteúdos ministrados.
As regras
O jogo segue as regras do dominó tradicional, as pedras oferecem cálculos e respostas que devem ser colocadas na ordem correta, a pedra “branca” substituirá qualquer resultado ou operação.
Pode jogar 2, 3 ou 4 alunos.
Dois alunos: 7 pedras para cada, 14 pedras constituirão o monte, caso algum alguém não tenha a pedra para jogar deverá comprar no monte.
Três alunos: 7 pedras para cada um, 7 pedras no monte.
Quatro alunos: 7 pedras para cada um. No jogo com quatro alunos não teremos o monte, aquele que não obter o resultado para jogar passa a vez para o próximo.
Material:
Cartolina, EVA (qualquer cor) ou blocos de madeira.
Tesoura (no caso de ser de cartolina ou EVA)
Caso seja feito de cartolina recomenda-se plastificar.
+1
|
-6
|
-22
|
+2
|
-28
|
-100
|
(+3) x (-2)
|
-10 -12
|
(-8) : (-4)
|
(-7) x (+4)
|
-99 -11
|
+37+4
|
+41
|
-50
|
0
|
+11
|
+7
|
-1
|
(+100) : (-2)
|
-1+1
|
-20+31
|
(-7) x (-1)
|
(+3) : (-3)
|
(-5) x (-3)
|
+15
|
-51
|
+9
|
+3
|
-9
|
+51
|
-11 -40
|
+2 +7
|
+15 - 12
|
(+81) : (-9)
|
+11 + 40
|
(-7) x (+1)
|
--7
|
+3
|
+4
|
-36
|
-200
|
-71
|
(-3) : (-1)
|
(+20) : (+5)
|
(+9) x (-4)
|
-100 -100
|
-1 -70
|
+22 +7
|
+29
|
+21
|
+40
|
-9 +30
|
(+10) x (+4)
|
(+144) : (-12)
|
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
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