As questões 1, 2 e 3 têm por objetivo avaliar se o aluno
produz escritas numéricas, compara e ordena números naturais e identifica a
regra de formação de duas sequências, demonstrando compreender regras do
sistema de numeração decimal.
Questão 1
Habilidade: Produzir escritas numéricas, demonstrando
compreender regras do sistema de numeração decimal.
Esta questão tinha como objetivo avaliar se o aluno produz
escritas numéricas. Foi proposto que os alunos escrevessem, com algarismos, os
cinco números ditados pelo professor aplicador. Em ambas as provas – manhã e
tarde – foram ditados 1 número com 2 ordens, 3 números com três ordens e 1 com
4 ordens. Para a prova da manhã foram ditados: quinze; quinhentos e seis;
duzentos e quarenta e dois; duzentos e vinte e quatro; dois mil e onze. Os
números para a prova da tarde tinham características muito semelhantes:
quatorze; seiscentos e oito; trezentos e cinquenta e três; trezentos e trinta e
cinco; dois mil e doze.
Uma observação importante: há um número razoável de alunos
que elaboram hipóteses a respeito da escrita dos números baseando-se nas
informações que extraíram da numeração falada. Para duzentos e quarenta e dois,
por exemplo, alguns alunos em vez de 242 escreveram:
20042 ou ainda 200402
A respeito dessas duas escritas pode-se afirmar que os alunos
que escreverem 20042, embora ainda se apoiem na oralidade, já sabem escrever
corretamente números de duas ordens, tendo em vista a regularidade da escrita
dos demais números da prova. Já os que escreveram 200402 ainda não escrevem corretamente
todos os números de duas ordens, embora em alguns casos eles consigam fazê-lo.
Cabe ressaltar que esses alunos, embora ainda não saibam
utilizar regras do sistema de numeração decimal, demonstram em relação aos
números um conhecimento significativo e que deve ser levado em conta pelos
professores.
Certamente, os professores podem propor atividades com vistas
à superação desse obstáculo, ou seja, que os alunos não se apoiem somente na numeração
falada. Um exemplo de atividade para esse fim seria a utilização das cartelas
sobrepostas.
Veja o número 242. Por meio das diversas possibilidades de
sobreposição das três cartelas 200, 40 e 2, como os da figura, podem-se formar
números como: 240, 202 e 242.
2
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0
|
0
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4
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0
|
2
|
O professor deve considerar que a relação entre a numeração
falada/numeração escrita é um bom caminho para que as crianças avancem em ambos
os sentidos; não só a sequência oral é um recurso importante na hora de
compreender ou anotar as escritas numéricas, como também recorrer à sequência
escrita para reconstruir o nome do número. Esta é uma das razões para a
proposição de atividades que favoreçam o
estabelecimento de regularidades na numeração escrita.
Fonte: Relatório Pedagógico 2011/SARESP - 3° ANO EF -
Matemática
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