quarta-feira, 8 de março de 2017

ALFABETIZAÇÃO – Primeira Parte



As questões 1, 2 e 3 têm por objetivo avaliar se o aluno produz escritas numéricas, compara e ordena números naturais e identifica a regra de formação de duas sequências, demonstrando compreender regras do sistema de numeração decimal.

Questão 1

Habilidade: Produzir escritas numéricas, demonstrando compreender regras do sistema de numeração decimal.
Esta questão tinha como objetivo avaliar se o aluno produz escritas numéricas. Foi proposto que os alunos escrevessem, com algarismos, os cinco números ditados pelo professor aplicador. Em ambas as provas – manhã e tarde – foram ditados 1 número com 2 ordens, 3 números com três ordens e 1 com 4 ordens. Para a prova da manhã foram ditados: quinze; quinhentos e seis; duzentos e quarenta e dois; duzentos e vinte e quatro; dois mil e onze. Os números para a prova da tarde tinham características muito semelhantes: quatorze; seiscentos e oito; trezentos e cinquenta e três; trezentos e trinta e cinco; dois mil e doze.
Uma observação importante: há um número razoável de alunos que elaboram hipóteses a respeito da escrita dos números baseando-se nas informações que extraíram da numeração falada. Para duzentos e quarenta e dois, por exemplo, alguns alunos em vez de 242 escreveram:

20042 ou ainda 200402

A respeito dessas duas escritas pode-se afirmar que os alunos que escreverem 20042, embora ainda se apoiem na oralidade, já sabem escrever corretamente números de duas ordens, tendo em vista a regularidade da escrita dos demais números da prova. Já os que escreveram 200402 ainda não escrevem corretamente todos os números de duas ordens, embora em alguns casos eles consigam fazê-lo.
Cabe ressaltar que esses alunos, embora ainda não saibam utilizar regras do sistema de numeração decimal, demonstram em relação aos números um conhecimento significativo e que deve ser levado em conta pelos professores.
Certamente, os professores podem propor atividades com vistas à superação desse obstáculo, ou seja, que os alunos não se apoiem somente na numeração falada. Um exemplo de atividade para esse fim seria a utilização das cartelas sobrepostas.
Veja o número 242. Por meio das diversas possibilidades de sobreposição das três cartelas 200, 40 e 2, como os da figura, podem-se formar números como: 240, 202 e 242.

2
0
0
  
4
0

2

O professor deve considerar que a relação entre a numeração falada/numeração escrita é um bom caminho para que as crianças avancem em ambos os sentidos; não só a sequência oral é um recurso importante na hora de compreender ou anotar as escritas numéricas, como também recorrer à sequência escrita para reconstruir o nome do número. Esta é uma das razões para a proposição de atividades que favoreçam o  estabelecimento de regularidades na numeração escrita.  


Fonte: Relatório Pedagógico 2011/SARESP - 3° ANO EF - Matemática       

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