sexta-feira, 3 de março de 2017

Divulgação de Curso - UNESP

Práticas Educacionais Inclusivas na área da Deficiência Intelectual

Livro representando tela de um computador interligado à um mouse
18 semanas | 180 horas | Há programa de certificação e tutoria | Natureza Aperfeiçoamento
Previsão de inicio: 28/03/2017 (mediante formação de turma) - Ressaltamos que a prestação dos serviços educacionais relativos ao curso escolhido está condicionada à inscrição de um número mínimo de participantes que seja suficiente para formar as turmas (tanto para cursos voltados aos profissionais Unesp quanto aos cursos para o público em geral).
Autorizado por: Proex/Unesp
Sobre o curso: Serão apresentados aos cursistas, via EaD, cadernos de leituras com os conteúdos das disciplinas e textos de apoio. Os cursistas farão atividades on-line e práticas em seus ambientes de trabalho, permitindo a reflexão e troca de experiência das atividades desenvolvidas. Trata-se de uma versão atualizada, (especialmente nas legislações) do Curso “Práticas Inclusivas na área da Deficiência Intelectual”, ofertado em 6 versões numa parceria da Unesp com o MEC.
Objetivo: Os objetivos principais do curso é que os participantes sejam capazes de: a) conhecer o contexto histórico e legal da educação das pessoas com deficiência, b) realizar avaliações das condições do desempenho acadêmico e social de sua sala, c) planejar estratégias de ensino colaborativamente com o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que acolham a diversidade e promovam o desenvolvimento de todos os alunos, valorizando as diferenças individuais e d) elaborar registro da avaliação pedagógica inicial, do processo de escolarização e planejamento de ensino individualizado.
Público-alvo: Professores e demais profissionais da área da educação e áreas afins.
Dinâmica do Curso: O curso será oferecido no AVA Moodle. Serão utilizados os recursos: ferramentas de comunicação e tutoriais disponibilizados no ambiente. O curso tem a duração de 180 horas divididas em 10 horas de estudos semanais. As atividades realizadas pelo estudante neste período são: participar de debates e discussões nos fóruns, realizar leitura crítica de textos, realizar exercícios, análise de situações fictícias contextualizadas, entre outros. Ainda, serão disponibilizados espaços no AVA para interação entre os participantes, como: chat, fóruns de apresentação e sala virtual. As abordagens metodológicas utilizadas serão “Estar Junto Virtual” e “Ambiente Construcionista, Contextualizado e Significativo”. A Metodologia utilizada no desenvolvimento do curso prevê leitura de textos para cada uma das temáticas estudadas, tutores on-line para acompanhamento, orientações e mediação no desenvolvimento das atividades de aprendizagem.
Avaliação: Mais do que receber uma nota, nossa proposta é que o cursista se aproprie dos conteúdos e realize com sucesso todas as atividades. Para isso o tutor e o formador acompanharão o desempenho do cursista. Caso sua tarefa não tenha atingido plenamente os objetivos, ele receberá orientação de como melhorar seu desempenho, permitindo que refaça com sucesso. Este movimento poderá acontecer sempre que for necessário, em todas as disciplinas.
Pré-requisito: Ter uma graduação.
Conteúdo programático:
Módulo 1 - Moodle - Ambientação Virtual de aprendizagem
Módulo 2 - A história da inclusão social e educacional da pessoa com deficiência; Um contexto possível para as teorias do desenvolvimento humano; Deficiência intelectual: conceitos e definições; A ética, o professor e a educação inclusiva; Fundamentos para uma educação na diversidade; Família e escola.
Módulo 3 - Projeto político pedagógico na perspectiva da educação inclusiva; As habilidades sociais nas relações interpessoais nas práticas pedagógicas; As contribuições das teorias do desenvolvimento humano e da aprendizagem para as práticas pedagógicas; As contribuições das teorias do desenvolvimento humano e da aprendizagem para as práticas pedagógicas inclusivas.
Módulo 4 - Avaliação educacional: base para o planejamento de procedimentos de ensino; A relação entre a avaliação e a proposição de objetivos; Elaboração de relatório descritivo; Desempenho social pró-acadêmico; Plano ensino individualizado (PEI) em contextos inclusivos.
Módulo 5 - Ensino colaborativo; Sexualidade e deficiência intelectual: questões teóricas e práticas; Organização do trabalho pedagógico em classes comuns com alunos com Deficiência Intelectual: flexibilização e adequações curriculares; Reflexões sobre a alfabetização: conhecimento e desafios para a introdução ao mundo letrado; A matemática na infância; Criatividade e ludicidade nas práticas pedagógicas.
Coordenadora/Docente responsávelProfª Vera Lúcia Messias Fialho Capellini
Minicurrículo: Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá-Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores (nas modalidades presencial, semipresencial e EAD), prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e Altas Habilidade/Superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Nacional de Educação Especial, ambos cadastrados no CNPQ. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Foi coordenadora das 6 versões do Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. É coordenadora do Curso de Especialização da Educação Especial do Redefor - nos 6 cursos nas áreas: Deficiência Auditiva/Surdez, Deficiência Física, Deficiência Intelectual, Deficiência Visual/Cegueira, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação - em parceria com SEE/SP.
Coordenadora/Docente responsável: Profª Drª Ana Claudia Bortolozzi Maia
Minicurrículo: Graduada em Psicologia. Mestre em Educação Especial e Doutora em Educação. Tem pós-doutorado junto ao Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX, UNESP, Araraquara). Atualmente é professora assistente-doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- Bauru). Docente junto aos programas de pós-graduação: “Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem” (Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru), “Educação Escolar” e “Mestrado profissional em Educação Sexual” (Faculdade Ciências e Letras, UNESP, Araraquara). É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Sexualidade, Educação e Cultura, GEPESEC e coordenadora do LASEX “Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Sexual”. Atualmente atua como profª especialista em Educação Especial na área da Deficiência Auditiva, junto ao curso de Especialização da Rede de Formação de São Paulo (REDEFOR – SEE/SP). Tem experiência na formação continuada docente, na modalidade EaD e semipresencial. Atuou nas 4 versões do curso “Práticas Inclusivas na área da Deficiência Intelectual” (MEC), como profª formadora e pesquisadora.
Investimento: R$ 750,00 à vista ou em até 6 vezes no cartão. O pagamento também pode ser realizado através de Nota Fiscal para pessoa jurídica ou Nota de empenho. Nestes casos, envie e-mail com a solicitação para atendimentocursos@nead.unesp.br

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