As
questões 7, 8 e 9 têm por finalidade avaliar se os alunos resolvem
situações-problema que envolvem subtração, compreendendo alguns de seus
significados, e se calculam resultados de uma subtração em que não é necessário
recorrer à ordem superior (“empresta” 1), por meio de estratégias pessoais ou
convencionais.
Questão 7
Habilidade:
Resolver situação-problema que envolve subtração, envolvendo a ideia
transformação de uma transformação (ideia de completar).
Trata-se
de uma situação-problema envolvendo a ideia de completar, ou seja, para
resolvê-lo o aluno precisaria encontrar o número que deveria ser acrescentado a
um valor dado para se “chegar” ao número solicitado (dada a quantidade final de
uma coleção, pede-se o valor da transformação positiva pela qual passou essa
coleção).
Embora
seja a subtração a operação que resolve o problema, o aluno poderia utilizar
procedimentos aditivos para descobrir quanto falta. Essa ideia, associada à
subtração (e também à adição), apesar de frequente nos livros, não é tão
rotineira nas aulas de matemática quanto é a ideia de retirar.
A análise
qualitativa de diversas provas indicou que muitos alunos não apresentaram a
subtração na folha de respostas e sim uma
adição.
Márcia
vai entregar 68 convites para uma festa. Ela já entregou 43. Quantos convites
ela ainda precisa entregar?
Eles podem
fazer, por exemplo, por contagem: quanta falta para 43 atingir 68?
Outra
possibilidade é a utilização do cálculo mental.
...
Questão 8
Habilidade:
Resolver problema associados à subtração com recurso, envolvendo a comparação
entre quantidades de duas coleções.
O
problema proposto para esse item envolve a comparação de quantidades de duas
coleções. Em ambas as provas – manhã e tarde – os alunos deveriam calcular
quantos objetos uma coleção tem a mais que outra.
Questão 9
Habilidade:
Calcular o resultado de uma subtração sem recurso por meio de estratégias
pessoais ou técnicas convencionais.
Esse item
tem como objetivo avaliar se o aluno determina a diferença entre dois números
da ordem de centenas em que não é necessário recorrer à ordem superior.
Fonte: Relatório Pedagógico 2011/SARESP - 3° ANO EF - Matemática
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