segunda-feira, 13 de março de 2017

Alfabetização Matemática - Quarta Parte

As questões 7, 8 e 9 têm por finalidade avaliar se os alunos resolvem situações-problema que envolvem subtração, compreendendo alguns de seus significados, e se calculam resultados de uma subtração em que não é necessário recorrer à ordem superior (“empresta” 1), por meio de estratégias pessoais ou convencionais.

Questão 7

Habilidade: Resolver situação-problema que envolve subtração, envolvendo a ideia transformação de uma transformação (ideia de completar).
Trata-se de uma situação-problema envolvendo a ideia de completar, ou seja, para resolvê-lo o aluno precisaria encontrar o número que deveria ser acrescentado a um valor dado para se “chegar” ao número solicitado (dada a quantidade final de uma coleção, pede-se o valor da transformação positiva pela qual passou essa coleção).
Embora seja a subtração a operação que resolve o problema, o aluno poderia utilizar procedimentos aditivos para descobrir quanto falta. Essa ideia, associada à subtração (e também à adição), apesar de frequente nos livros, não é tão rotineira nas aulas de matemática quanto é a ideia de retirar.
A análise qualitativa de diversas provas indicou que muitos alunos não apresentaram a subtração na folha de respostas e sim uma                                                     adição.

Márcia vai entregar 68 convites para uma festa. Ela já entregou 43. Quantos convites ela ainda precisa entregar?
Eles podem fazer, por exemplo, por contagem: quanta falta para 43 atingir 68?
Outra possibilidade é a utilização do cálculo mental.
...

Questão 8

Habilidade: Resolver problema associados à subtração com recurso, envolvendo a comparação entre quantidades de duas coleções.
O problema proposto para esse item envolve a comparação de quantidades de duas coleções. Em ambas as provas – manhã e tarde – os alunos deveriam calcular quantos objetos uma coleção tem a mais que outra.

Questão 9

Habilidade: Calcular o resultado de uma subtração sem recurso por meio de estratégias pessoais ou técnicas convencionais.
Esse item tem como objetivo avaliar se o aluno determina a diferença entre dois números da ordem de centenas em que não é necessário recorrer à ordem superior.


Fonte: Relatório Pedagógico 2011/SARESP - 3° ANO EF - Matemática  

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