sexta-feira, 27 de março de 2015

Unidade Escolar: "Professora Lucy Anna Carrozo Latorre"



Estive na Unidade Escolar para acompanhar os sextos anos, A e B, professoras Liliane e Ana Carolina.   


A princípio acompanhei duas aulas no sexto ano B com a professora Ana Carolina, foi possível observar que são alunos com bons conhecimentos matemáticos e interessados em aprender.   
  


Como conversado previamente com a Coordenadora Pedagógica Karina meu objetivo foi participar efetivamente da aula e assim a proposta foi construir com todos os alunos um Mosaico Hexagonal.

  
Houve uma conversa inicial para explicar alguns conceitos geométricos necessários ao desenvolvimento desta sequência didática.   

Algumas comandas foram discutidas com os alunos, eles deveriam inicialmente pintar os polígonos iguais (semelhantes e congruentes) de uma mesma cor, pensando na classificação.  

Posteriormente deveriam recortar cada um dos nove (9) triângulos equiláteros, três (3) losangos e três (3) trapézios isósceles. E sobre a carteira deveriam pensar numa estratégia de organização dos polígonos na forma de um hexágono regular.

Após a conclusão desta primeira etapa, alguns questões foram levantadas, são elas: 

Quantos triângulos equiláteros podemos sobrepor no losango? 

Quantos triângulos equiláteros podemos sobrepor no trapézio isósceles? 

Se utilizarmos apenas triângulos equiláteros para compor o mesmo Mosaico Hexagonal, quantos triângulos equiláteros seriam necessários? 




O resultado foi positivo e os alunos demostraram muito interesse pela proposta. 




Agradeço a Professora Ana Carolina por compartilhar momentos de aprendizagem significa e desafiadora aos seus alunos e também por permitir a troca de experiências.   



Parabéns pela dedicação aos alunos com deficiência que participaram das atividades dentro das suas potencialidades e possibilidades. Ficou evidenciado o quanto eles se sentiram valorizados e parte da aula.  




Foto de algumas atividades dos alunos. Parabéns!




No sexto ano B a proposta foi identificar frações em figuras não divididas e propor a observação criteriosa de algumas figuras (hexágonos) que estavam divididas em partes iguais. As ideias trabalhadas foram: parte todo e frações equivalentes.  

O resultado foi positivo e houve muito interesse de todos os alunos. 

Agradeço a professora Liliane por compartilhar momentos de aprendizagem significa e desafiadora aos seus alunos e também por permitir a troca de experiências.    

Agradeço também a oportunidade de participar do processo de ensino e aprendizagem em loco e contribuir de maneira positiva e colaborativa.  

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