quinta-feira, 19 de março de 2015

Contribuições do Professor Vanderley

1O DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
PARA GARANTIR O DIREITO DE APRENDER DE ADOLESCENTES DE 15 A 17 ANOS
(UNICEF - Brasília, 2014)

10 DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Apresenta uma análise do cenário da exclusão escolar de adolescentes de 15 a 17 anos, além de trazer depoimentos de garotos e garotas de diferentes regiões do país.

Em geral, a opinião dos adolescentes não aparece nos estudos acadêmicos, mas é fundamental para a compreensão e para o enfrentamento da exclusão escolar.

A publicação também aborda os principais programas e políticas para o ensino médio.

O ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DOS TEMPOS

1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): promulgada a lei que define e estabelece as regras de funcionamento do sistema de educação brasileiro com base na Constituição.

1997 – Reforma do Ensino Profissionalizante: separação do ensino médio regular do ensino profissionalizante.

1998 – Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): início do Enem, avaliação não obrigatória criada com o objetivo de aferir as competências e as habilidades desenvolvidas pelos alunos ao longo da educação básica.

2000 – Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: criadas as referências básicas para a formulação de matrizes curriculares.

2004 – Decreto nº 5.154: estabelecimento da educação profissionalizante de nível técnico como uma modalidade integrada, concomitante ou subsequente ao ensino médio regular.

2006 – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb): criado como mecanismo de financiamento de toda a educação básica, em todos os níveis e modalidades. É baseado em fundos compostos de recursos federais, estaduais e municipais e entra em vigor no ano seguinte.

2007 – Programa Brasil Profissionalizado: a intenção do programa é o fortalecimento das redes estaduais de educação profissional e tecnológica, por meio da modernização e da expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional.

2009 – Ampliação da obrigatoriedade de ensino: com a Emenda Constitucional nº 59, o direito à educação é estendido dos 4 aos 17 anos, incluindo a pré-escola e o ensino médio.

2009 – Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI): criado como estratégia do governo federal para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio, ampliar o tempo de permanência na escola e diversificar as práticas pedagógicas.

2009 – Novo Enem: o Enem é reformulado, de modo a viabilizar a sua utilização como mecanismo de seleção das universidades federais e induzir a reestruturação dos currículos de ensino médio.

2011 – Programa Nacional de Aceso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): visa a ampliação da oferta de educação profissionalizante e tecnológica.

2012 – Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: marca a reformulação das Diretrizes vigentes desde 1998.

2013 – Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: começo da iniciativa focada na formação continuada de professores do ensino médio.


OBMEP 2015
Inscrições até 31 de março
Participe!


Vídeo das Inscrições OBMEP 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário