sexta-feira, 20 de março de 2015

Proposta de Ensino de Frações - Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática

Conceito de Fração

Dicionário: Sf. 1. Parte de um todo. 2. Mat. Número que representa uma ou mais partes da unidade que foi dividida em partes iguais. [Pode ser escrita em forma decimal, como por ex., 0,5 ou 0,375; ou na forma de divisão entre dois números inteiros, um acima outro abaixo de um traço: 1/2 ] (FERRREIRA, 2009, p. 416).

“Pesquisadores matemáticos classificam as frações por seus diferentes significados e, mesmo havendo diferenciação entre um ator e outro, podemos incluir esses significados nas quatro ideias apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998): relação parte/todo, quociente, razão e operador”.

Propostas de atividades:

1º.) Identificação de Frações em um Retângulo
2º.) Identificação de Frações em um Círculo
3º.) identificação de Frações em um Hexágono

“Esta atividade é apresentada em forma de exercício e aprofunda o conteúdo de identificação de frações, portanto, deve ser aplicada após exercícios do livro didático. Seu objetivo é identificar frações em figuras não tradicionais, e traz o hexágono regular como exemplo”.

Tempo Previsto: 40 minutos

“Nesta etapa escolar, os alunos ainda não têm muito contato como figuras geométricas que não sejam quadrados, retângulos, triângulos ou círculos. Portanto, a primeira etapa desta atividade é o reconhecimento da figura dada: um polígono de seis lados iguais, ou seja, o hexágono regular”.

“Em seguida, faz-se necessária a observação de que as partes de um mesmo hexágono são equivalentes entre si, ou seja, a figura está dividida em partes iguais. Para esse momento deve-se abrir um espaço aos alunos para observarem curiosamente e discutirem sobre suas conclusões”.    
  




Figuras: Hexágonos divididos igualmente
Fonte: Adaptada de Giménez e Bairral (2005)

“Estando os alunos convencidos de que as partes de um mesmo inteiro são iguais, deverão anotar a fração que cada parte representa. Por exemplo, o hexágono abaixo está dividido em 18 partes iguais, logo, cada parte representa 1/18”.  



4º.) Identificação de Frações em Figuras não Divididas Igualmente

“Esta atividade é apresentada em forma de exercício, e aprofunda o conteúdo de identificação de frações. O objetivo desta atividade é identificar frações em figuras que são igualmente divididas, cabendo ao aluno, observar e traçar segmentos que as deixem divididas em partes iguais”.   
Tempo Previsto: 50 minutos

“Num primeiro contato com a figura abaixo, é provável que muitos alunos representem a parte colorida, erroneamente, pela fração 1/3”.
“Portanto antes de iniciar essa atividade, é necessário que o professor relembre aos alunos de que o denominador da fração representa o número de partes iguais em que ela está dividida”.

“Alguns dos quadrados abaixo estão dividos igualmente, mas outros não. Sendo assim, quando necessário, deverão traçar segmentos internos, a fim de obter partes iguais e, então, escrever a fração associada à parte colorida”.   


“Espera-se que seja traçada a menor quantidade possível de segmentos, para que a fração seja representada na sua forma simplificada. Porém, pode ocorrer de alguns alunos dividirem os quadrados em mais partes que o necessário, sem que isso torne a atividade errada. Por exemplo, dividir o quinto quadrado (2º linha da 1º coluna) em oito partes iguais ao invés de quatro. Portanto, é importante que, no momento da correção dos exercícios, o professor registre no quadro de diferentes respostas encontradas por eles, abrindo assim um espaço para iniciar a noção de frações equivalentes”.

5º.) Reconstrução da Unidade

Frações equivalentes

Os PCNs (Brasil, 1998)  reconhecem que há uma grande dificuldade na aprendizagem dos números racionais, possivelmente, pelo fato de que esses números rompem muitas ideias criadas pelos números naturais.   

Até o 3º. Ano do Ensino Fundamental, o único conjunto numérico conhecido pelos alunos é o conjunto dos naturais, e ele representa uma determinada quantidade através de um único símbolo numérico.  No 4º ano, os alunos começam ater seu primeiro contato com os números racionais e, a partir daí, segundo os PCNs (BRASIL, 1998) irão encontrar dificuldades com rupturas de construídas pelos números naturais. Uma dessas dificuldades estaria nas infinitas escritas fracionárias para representar um mesmo número, como por exemplo: 1/3, 2/6, 3/9, 4/12,...

Se há essa dificuldade na compreensão das múltiplas representações fracionárias, então se faz necessária maior atenção ao ensino das frações equivalentes. Para Lopes (2008, p. 9),
[... ] o conceito de fração equivalente é um dos mais importantes no ensino-aprendizagem das frações, mas considero insuficiente o trabalho restrito a grades retangulares. Temos observado que para escrever uma fração equivalente, na maioria dos casos, a atividade da criança reduz-se a contagem do total de células, tal como foi instruída.

Os resultados da Prova Brasil de 2009, aplicada a alunos dos 9º ano do Ensino Fundamental, também mostram deficiências na identificação de frações equivalentes.


Propostas de atividades:
1º)  Introdução de Frações Equivalentes no Retângulo
2º) Introdução de Frações Equivalentes no Círculo
3º.) Frações Decimais Equivalentes


Fonte:


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