O desafio de ler e compreender em todas as disciplinas
Levar os alunos a entender tudo o que leem exige explorar diferentes gêneros e procedimentos de estudo. Para ser bem-sucedido na tarefa, é necessário o envolvimento dos professores de todas as disciplinas.
Propósitos, procedimentos, gêneros e sequências
As reportagens estão separadas por disciplina e, dentro de cada uma, há uma divisão em cinco blocos: a concepção de leitura na área, os gêneros privilegiados (alguns, como imagens, esportes e obras de arte, não são escritos, mas também é preciso ensinar a lê-los), uma sequência didática, caminhos para desenvolver habilidades antes, durante e depois do contato com os textos e procedimentos de estudo - gêneros escritos que funcionam bem para a recuperação de ideias significativas ou para uma compreensão mais aprofundada. Dois deles - as anotações e os sublinhados e os resumos -, por serem úteis ao entendimento de quase todos os tipos de texto, aparecem nesta apresentação. Outros oito surgem nas disciplinas em que são mais usuais. É um erro partir do pressuposto de que a moçada já sabe sublinhar e fazer esquemas. É necessário ensinar isso tudo.
Para completar, 20 casos reais de professores em escolas de todo o país mostram exemplos de bons trabalhos em relação à leitura - prova de que levar todos os alunos a compreender o que leem pode ser difícil, mas é possível. Mudar as estatísticas mostradas no primeiro parágrafo está ao alcance de todos os professores, de todas as disciplinas.
BIBLIOGRAFIA
Ler e Escrever: Compromisso de Todas as Áreas, Neiva Otero Schaffer (org.), 232 págs., Ed. UFRGS,
tel. (51) 3308-5644 (edição esgotada)
Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário, Delia Lerner, 128 págs., Ed. Artmed,
tel. 0800-703-3444, 36 reais
INTERNET
Em portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/BibliPed/Anonimo?Publica_FundII.aspx, os Referenciais de Expectativas para o Desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental.
tel. (51) 3308-5644 (edição esgotada)
Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário, Delia Lerner, 128 págs., Ed. Artmed,
tel. 0800-703-3444, 36 reais
INTERNET
Em portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/BibliPed/Anonimo?Publica_FundII.aspx, os Referenciais de Expectativas para o Desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental.
Nos links abaixo, você encontra reportagens sobre a leitura em cada disciplina e planos de aula com sugestões de como ensinar cada procedimento de estudo.
ARTE
Gêneros privilegiados
• Imagem
• Texto verbal
• Filme
Procedimento de estudo
• Comentário
Plano de aula: Leitura de quadro e produção de comentário
CIÊNCIAS
Gêneros privilegiados
• Texto instrucional
• Texto jornalístico
• Texto expositivo
Procedimento de estudo
• Relatório
Plano de aula: Leitura de reportagens e produção de resumo sobre a Amazônia
EDUCAÇÃO FÍSICA
Gêneros privilegiados
• Linguagem corporal
• Texto instrucional
Procedimento de estudo
• Esquema gráfico
GEOGRAFIA
Gêneros privilegiados
• Texto jornalístico
• Mapa
• Texto literário
Procedimento de estudo
• Croqui cartográfico
HISTÓRIA
Gêneros privilegiados
• Texto literário
• Imagem
• Texto jornalístico
Procedimento de estudo
• Relato
Plano de aula: Leitura de documentos e produção de relatos
LÍNGUA ESTRANGEIRA
Gêneros privilegiados
• Biografia
• Texto jornalístico
• Texto instrucional
• Canção
Procedimento de estudo
• Esquema
Plano de aula: Leitura e escrita de biografias
LÍNGUA PORTUGUESA
Gêneros privilegiados
• Poema
• Crônica
• Conto
• Texto opinativo
Procedimento de estudo
• Roteiro
Plano de aula: Leitura de poema análise semântica
MATEMÁTICA
Gêneros privilegiados
• Enunciado de problema
• Tabela e gráfico
Procedimento de estudo
• Justificativa
Plano de aula: Leitura de problemas com frações e anotações
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/desafio-ler-compreender-todas-disciplinas-525311.shtml?page=2
Nenhum comentário:
Postar um comentário