Diretoria de Ensino Região Osasco
Pauta
Conversa a respeito dos resultados da Avaliação de
Aprendizagem em Processo (AAP) com a Coordenadora Pedagógica;
Observações dos resultados em gráficos;
Início da conversa com os Professores de Matemática durante a
ATPC;
Proposta: pensar na escrita dos nossos alunos, suas hipóteses
e possíveis intervenções a serem feitas; subsidiar os Professores com
atividades que possam auxiliar os alunos, tais como: quadros numéricos e
cartelas sobrepostas;
Apresentar algumas bibliografias que possam subsidiar do
trabalho pedagógico dos Professores;
Conversar a respeito da Teoria dos Campos Conceituais de
Gerárd Vergnaud, campo aditivo e multiplicativo;
Questões para reflexão sobre alguns conteúdos, entre eles:
ângulos pelo giro. De que maneira poderíamos trabalhar o conceito de ângulos a
partir da 5º. Série/6º.Sexto? (pensando neste sentido nos estudos do casal Van
Hiele, que apontam as dificuldades de nossos alunos em compreender esse
conceito quando trabalhado de maneira estática);
Pensar em algumas atividades que possam associar o ensino da
aritmética ao ensino da álgebra como possibilidade de despertar no aluno maior
interesse pela aprendizagem de Matemática;
Comentar e mostrar algumas boas práticas apresentadas no
Seminário do MGME em Serra Negra;
Entre outras discussões.
PCNP de Matemática do EF II, Lúcio Mauro Carnaúba.
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