02/09 (2a feira) 14h - 17h | Construindo calculadoras de papel: o fascinante mundo dos nomogramas Prof. José Luiz Pastore Mello (Colégio Santa Cruz)
Resumo: Nomogramas são gráficos feitos em papel destinados a calcular o valor de funções, ou a resolver equações por meio de retas. Embora o princípio de um nomograma esteja presente em dispositivos concebidos desde a antiguidade, seu estudo sistemático só surgiu em 1885, e seu uso foi largamente difundido até a massificação das calculadoras eletrônicas e dos computadores. Mesmo com o enorme aparato tecnológico que nos cerca, algumas áreas da ciência ainda hoje se valem do uso de nomogramas devido à sua praticidade em problemas específicos em que a visualização comparativa de resultados se mostra útil. A construção de nomogramas para a realização de contas pode parecer uma tarefa fora de propósito já que o uso das calculadoras eletrônicas está massificado, porém, argumentamos por meio desta oficina que o processo de construção desses dispositivos envolve muita discussão matemática. Conteúdos como teorema de Pitágoras, teorema de Tales, semelhança de triângulos, geometria analítica, função quadrática, dentre outros, constituem a base conceitual que justifica o funcionamento de alguns interessantes nomogramas, conforme exploraremos na oficina.
Duração: 3 horas Público alvo: professores de matemática ensino fundamental II e do ensino médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$20,00 Professores da rede pública de ensino: R$10,00 |
11 e 18/09 (4as feiras) 14h - 17h | A Matemática e o desenvolvimento do raciocínio lógico Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP) Profa. Cláudia Cueva Candido (IME - USP)
Resumo: O desenvolvimento do raciocínio lógico é usualmente associado à disciplina escolar de matemática. Mas, na realidade, para desenvolver o raciocínio lógico é necessário que se tenha oportunidade de argumentar, de compreender e criticar argumentos, seja na matemática ou fora dela. Como criar essas oportunidades com os conteúdos usuais da matemática escolar? Em outras palavras, como fazer para que o ensino da matemática efetivamente contribua para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos? Essas e outras questões afins serão discutidas nesta oficina.
Duração: 6 horas Público alvo: professores de matemática em geral. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
13 e 20/09 (6as feiras) 14h - 17h | A arte de resolver problemas geométricos Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP) Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: Por muito tempo a Matemática japonesa viveu isolada da influência ocidental, o que lhe deu características próprias. Nos séculos XVII e XVIII, os japoneses desenvolveram em sua cultura a arte dos sangakus, que são tabletes de madeira contendo figuras geométricas e que eram expostos em templos cerimoniais. Um olhar minucioso a essas pinturas revela a presença de problemas geométricos desafiadores e de teoremas até então desconhecidos. Nesta oficina, abordaremos alguns desses problemas e teoremas geométricos e discutiremos diversas estratégias de resolução, partindo de conhecimentos básicos da geometria euclidiana.
Duração: 6 horas Público alvo: professores de matemática do ensino médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
14 e 21/09 (sábados) 09h - 12h | Resolução de problemas no primeiro ciclo do ensino fundamental: construção de uma metodologia Profa. Ruth Ribas Itacarambi (Faculdades Oswaldo Cruz)
Resumo: Nesta oficina vamos apresentar procedimentos de Resolução de Problemas como uma ação de investigação, propor atividades com problemas abertos e analisar os conteúdos conceituais e procedimentais que podem ser abordados, analisar problemas propostos nas Olimpíadas de Matemática que estão relacionados com os conteúdos do primeiro ciclo do ensino fundamental e discutir as dificuldades apontadas pelos professores no trabalho com problemas na sala de aula.
Duração: 6 horas Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental I. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
28/09 e 05/10 (sábados) 09h - 12h | Atividades de investigação com o Geogebra Profa. Ana Paula Jahn (IME - USP)
Resumo: Em ambientes de geometria dinâmica como o Geogebra, as propriedades e relações atribuídas às figuras no momento da construção (e aquelas que decorrem) são conservadas quando movimentados seus elementos de base. Esse dinamismo possibilita desenvolver um tipo de atividade de reconstrução de figuras que ficou conhecido como "caixa preta". O objetivo desta oficina é apresentar as características desse tipo de atividade, instrumentar os professores para a criação de tais atividades e discutir o potencial destas para um trabalho de investigação de propriedades geométricas pelos alunos.
Duração: 6 horas Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
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domingo, 1 de setembro de 2013
CAEM - USP - SETEMBRO
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