Parabéns a todos!
Segunda Oficina de Geometria
Turmas do Nono Ano: C e F
Propostas:
Cada aluno traçou em uma folha de papel sulfite reciclado duas circunferências utilizando um CD descartável.
Com uma das circunferências fizeram a dobradura dos ângulos de 180 graus, 90 graus e 45 graus.
Discutimos essas representações dos
ângulos notáveis a partir de movimentos do corpo, utilizando o quadrado
do piso da sala como referencial.
Eles dobraram a outra circunferência uma vez (180 graus) e dividiram em três ângulos de 60 graus (Observamos as
estratégias).
Pedimos para que os alunos pintassem os
triângulos equiláteros de uma mesma cor, assim como os trapézios
isósceles e os losangos.
Pedimos para que observassem os
ângulos dos triângulos equiláteros e a representação do ângulo de 60 graus
obtido a partir da dobradura.
Foi muito interessante a observação de
um aluno em relação a soma dos ângulos internos de um quadrilátero,
especificamente do losango, ele pensou assim:
" Eu somo 60 graus mais 60 graus é igual
a 120 graus, 360 graus - 120 graus é igual a 240 que dividido por dois é
igual a 120 graus".
Logo após os alunos pintarem os polígonos, eles recortaram e montaram um Hexágono Regular.
Colaram em cartolina todos os Hexágonos Regulares e formaram um Mosaico.
Ainda foi possível muitas outras discussões e observações dos Professores participantes e dos alunos das duas turmas.
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