domingo, 22 de setembro de 2013

Unidade Escolar: Educador Paulo Freire"

  Parabéns a todos!

  Segunda Oficina de Geometria

Turmas do Nono Ano: C e F 

  

Propostas:

Cada aluno traçou em uma folha de papel sulfite reciclado duas circunferências utilizando um CD descartável. 
 
Com uma das circunferências fizeram a dobradura dos ângulos de 180 graus, 90 graus e 45 graus. 
 
Discutimos essas representações dos ângulos notáveis a partir de movimentos do corpo, utilizando o quadrado do piso da sala como referencial.   

Eles dobraram a outra circunferência uma vez (180 graus) e dividiram em três ângulos de 60 graus (Observamos as estratégias).  

Pedimos para que os alunos pintassem os triângulos equiláteros de uma mesma cor, assim como os trapézios isósceles e os losangos. 

Pedimos para que observassem os ângulos dos triângulos equiláteros e a representação do ângulo de 60 graus obtido a partir da dobradura. 
 
Foi muito interessante a observação de um aluno em relação a soma dos ângulos internos de um quadrilátero, especificamente do losango, ele pensou assim: 
 
" Eu somo 60 graus mais 60 graus é igual a 120 graus, 360 graus - 120 graus é igual a 240 que dividido por dois é igual a 120 graus". 
 
Logo após os alunos pintarem os polígonos, eles recortaram e montaram um Hexágono Regular.
 
Colaram em cartolina todos os Hexágonos Regulares e formaram um Mosaico. 

Ainda foi possível muitas outras discussões e observações dos Professores participantes e dos alunos das duas turmas. 
 

 




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