Comparações e observações/SARESP 2009
1º. Área
Relatório 2009/SARESP
4 Série/ 5º. Ano
Nível Abaixo do Básico: Menor do que 175 (< 175).
Habilidade Avaliada: H28 - Resolver problemas que envolvam o cálculo ou a estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
A parte colorida na malha quadriculada representa a toalha de praia de Eli.
Eli bordou seu nome na toalha.
Considerando o quadradinho como unidade de medida da área, a área correspondente ao nome bordado na toalha é:
a) 18
b) 19
c) 20
d) 21
Resultados: 78,2% de acerto (b).
Relatório 2009/SARESP
4 Série/ 5º. Ano
Nível Básico: Entre 175 e 225 ( ≥ 175 A < 225).
Habilidade Avaliada: H28 – Resolver problemas que envolvam o cálculo ou a estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
Considere o quadradinho da malha quadriculada abaixo como unidade de área. Dentre as figuras desenhadas abaixo, as que têm a mesma área são as figuras:
a) I e II.
b) II e III.
c) II e IV.
d) III e IV.
Resultados: 68,5% de acerto (d).
Relatório 2009/SARESP
4 Série/ 5º. Ano
Aos Professores:
Podemos observar a dificuldade dos nossos alunos em compreender o conceito de área nesta questão aberta, temos alguns quadradinhos divididos ao meio (diagona) e não é um polígono conhecido como: o quadrado ou o retângulo. Temos a unidade de medida de área definida. Não se trata então apenas de contar o número de quadradinhos, o aluno deveria ter observado que há quadradinhos que foram divididos ao meio (diagonal), deveria ter compreendido que o lado de quadradinho mede 1 cm e que a área deste mede 1 cm2.
Com estes conceitos compreendidos poderíamos esperar por resultados mais expressivos!
Professores o que vocês pensam com relação a estas observações?
É interessante trabalhar primeiro com a malha quadriculada e em seguida introduzir a medida do lado do quadradinho?
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