O sistema numérico decimal usa os mesmos símbolos (0, 1, 2 etc.) como símbolos de valores diferentes dependendo de sua relação com outros símbolos que os acompanham, especialmente se incluirmos os sinais das operações. Os símbolos têm, portanto, dois valores: um valor absoluto, quando os símbolos estão sozinhos (ou em determinados contextos), e um valor relativo, quando os símbolos estão acompanhados de outros.
Exemplos: 4; 42; 4 + 4; 4 . 4; ...
Uma criança que leia “quatro e quatro” ou “dois quatros” quando escrevemos 44 ou 4 + 4 não pode compreender que 44 e 4 + 4 representam quantidades diferentes.
Uma criança que leia “quatro e quatro” ou “dois quatros” quando escrevemos 44 ou 4 + 4 não pode compreender que 44 e 4 + 4 representam quantidades diferentes.
A utilização da posição como indicador do valor relativo, apesar de extremamente prática na escrita, representa mais uma complicação para a criança. A posição de um símbolo com relação a outro não é um aspecto do mundo que interessa à criança tanto como sua forma, sua cor ou seu tamanho.
Os símbolos que usamos na escrita de números são altamente abstratos e também arbitrários. Não há qualquer relação entre símbolos e os seus significados. Muitas vezes ao escrever e ler números com o nosso sistema decimal, a performance da criança esta longe de ser perfeita. Observem alguns exemplos:
Ditado do Examinador: 120; 1020; 109; 7009 e 1161. Escrito pela criança: 1020; 10020; 109; 709 e 10161.
Ditado do Examinador: 120; 1020; 109; 7009 e 1161. Escrito pela criança: 1020; 10020; 109; 709 e 10161.
Observamos que as crianças confunde-se com relação ao uso do zero para representar classes ou ordens vazias, tanto aumentando como diminuindo o número de zeros apropriado.Esse pode um “Diagnóstico” a ser observado após o ditado de números.
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