2º. Análise Combinatória
Relatório 2010/SARESP
5º. Ano/6º. Série
Habilidade Avaliada: H13 – Resolver problemas envolvendo a multiplicação e divisão, especialmente em situações relacionadas à comparação entre razões e à configuração retangular.
Laura separou as roupas abaixo para escolher a que usará na festa de aniversário de sua amiga Bebel.
Escolhendo uma blusa e uma saia, Laura poderá se vestir de:
a) 3 maneiras diferentes.
b) 4 maneiras diferentes.
c) 7 maneiras diferentes.
d) 12 maneiras diferentes.
Resultados: 39,6 % (aproximadamente 40%).
Relatório 2009/SARESP
6º. Série/7º. Ano
Habilidade Avaliada: H37 – Utilizar diagramas de árvore para resolver problemas simples de contagem.
Nível Adequado: Entre 250 e 300 (≥ 250 A 300).
Lúcia precisava descobrir quantos números de dois algarismos distintos podem ser formados utilizando apenas os algarismos 3, 5, 7 e 8. Ela resolveu, então, representar um diagrama de árvore para facilitar a contagem. Lúcia iniciou assim:
Depois de completar o diagrama, a quantidade de números de dois algarismos distintos que Lúcia encontrou foi:
a) 8
b) 10
c) 12
d) 14
Resultados: 6º. Série/7º. Ano, aproximadamente 32% e 8º. Série/9º. Ano, aproximadamente 40%.
Observação: este problema foi reaplicado no 7º. Ano/2010/SARESP e o resultado obtido foi 28,5%, aproximadamente 29%.
Uma questão como essa também permite que os alunos aprendam, se ele não conhece o recurso do diagrama de árvore para resolver problemas de contagem. O problema pode ser resolvido completando o diagrama: ainda o aluno pode observar que, se com um dos quatros números podemos escrever com os demais, um total de 3 números diferentes, o mesmo se aplicará com os outros três números e assim, chegar ao seguinte raciocínio: com 4 números podemos escrever 4 . 3 = 12 números diferentes.
Nível Avançado: ≥ 300.
Relatório 2010/SARESP
8º. Série/9º. Ano
Habilidade Avaliada: H44 – Resolver problemas envolvendo processos de contagem; princípio multiplicativo.
Nível Avançado: ≥ 300.
Amanda, Bianca, Carolina, Diana, Érica e Flávia gostariam de dançar com Leo. Ele queria escolher uma para dançar valsa e outra para dançar tango.
A quantidade de escolhas distintas que Leo poderia fazer é:
a) 6.
b) 12.
c) 30.
d) 36.
Resultados: 8,5 %, aproximadamente 9%.
Observações: para cada uma das 6 (seis) meninas que Leo pode escolher para dançar valsa, há 5 opções de escolha para ele dançar tango, em um total de 6 . 5 = 30 possibilidades de escolhas diferentes.
Parabéns Amigo! Seu trabalho contribuiu para um melhor aprendizado. Continue postando
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