Recuperação Língua Portuguesa/Atividades



Recuperação e Aprofundamento - - - - Professora Izabel - - - - Sextos Anos - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 


LINK: https://matematicaef2.blogspot.com/p/recuperacao-lingua-portuguesaatividades.html


Recuperação e Aprofundamento - - - - Professora Izabel - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Escola Estadual Professor Orlando Geríbola

Recuperação e Aprofundamento

Disciplina: Língua Portuguesa

Sextos Anos A, B, C e D


Professora Izabel Cortês

Objetivo: Trabalhar às atividades em defasagem.

Habilidades:

EF67LP28 - Ler e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, poemas, entre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas e autores.

EF06LP05B – Utilizar diferentes gêneros textuais, considerando a intenção comunicativa, o estilo e a finalidade dos gêneros.

 

TRABALHANDO COM O GÊNERO TEXTUAL:  O CONTO

OBJETIVO DA AULA:

• Identificar a estrutura do gênero textual por meio de múltiplas linguagens;

• Identificar as características de um conto de mistério/assombração.

O conto é um gênero caracterizado por ser uma narrativa literária curta, tendo começo, meio e fim da história narrados de maneira breve, porém o suficiente para contar a história completa.

O conto possui elementos e estrutura bem marcados, sendo que o tipo de história pode indicar o tipo de conto que estamos lendo. Vamos aprender um pouco mais sobre esse gênero narrativo.

Estudante, nesta aula, a proposta é colocar você em contato com algumas modalidades narrativas, entre elas, o conto de mistério. Para tanto, destaca-se que esse é um gênero textual que traz um universo de possibilidades, de situações, afinal, há uma gama diversificada deles, como, por exemplo, contos de fadas; contos de encantamento; contos maravilhosos; contos de animais; contos de ação/enigma/mistérios; contos eletrônicos e contos religiosos.

Para iniciarmos, você lerá um conto de mistério/assombração, intitulado Maria Angula.

1- Leia o conto a seguir:

Maria Angula

 

Maria Angula era uma menina alegre e viva, filha de um fazendeiro de Cayambe. Era louca por uma fofoca e vivia fazendo intrigas com os amigos para jogá-los uns contra os outros. Por isso, tinha fama de leva-e-traz, linguaruda, e era chamada de moleca fofoqueira.

Assim, viveu Maria Angula até os dezesseis anos, decidida a armar confusão entre os vizinhos, sem ter tempo para aprender a cuidar da casa e a preparar pratos saborosos. Quando Maria Angula se casou, começaram os seus problemas. No primeiro dia, o marido pediu-lhe que fizesse uma sopa de pão com miúdos, mas ela não tinha a menor ideia de como prepará-la.

Queimando as mãos com uma mecha embebida em gordura, acendeu o carvão e levou ao fogo um caldeirão com água, sal e colorau, mas não conseguiu sair disso: não fazia ideia de como continuar.

Maria lembrou-se, então, de que na casa vizinha morava dona Mercedes, cozinheira de mão-cheia, e, sem pensar duas vezes, correu até lá.

— Minha cara vizinha, por acaso a senhora sabe fazer sopa de pão com miúdos?

— Claro, dona Maria. É assim: primeiro coloca-se o pão de molho em uma xícara de leite, depois despeja-se este pão no caldo e, antes que ferva, acrescentam-se os miúdos.

Só, vizinha.

— Ah — disse Maria Angula —, mas isso eu já sabia!

E voou para a sua cozinha a fim de não esquecer a receita.

No dia seguinte, como o marido lhe pediu que fizesse um ensopado de batatas com toicinho, a história se repetiu:

— Dona Mercedes, a senhora sabe como se faz o ensopado de batatas com toicinho?

E, como da outra vez, tão logo a sua boa amiga lhe deu todas as explicações, Maria Angula exclamou:

— Ah! É só? Mas isso eu já sabia! — E correu imediatamente para casa a fim de prepará-lo.

Texto Fragmentado para fins pedagógicos.

 

2- Registre as impressões que você teve sobre o conto.

3- Sobre o conto, anote as informações:

Que fato motivou a história?

Quem são as personagens?

Onde acontecem os fatos?

Quando acontecem os fatos?

4- Escreva um parágrafo contando como você imagina o final dessa história? Será que Maria Angula seguiu a receita de Dona Mercedes?

 

Fonte :

https://drive.google.com/drive/folders/18WQaCp6iOtIJIHMGOlImm-9Av2WNXMFo

https://escolakids.uol.com.br/portugues/conhecendo-as-caracteristicas-do-conto.htm







 Aprofundamento - - - - - - Professoras Márcia Marcomini e Miriam - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 










Recuperação e Aprofundamento - Professoras Miriam e Márcia Marcomini - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

E.E. PROFº. ORLANDO GERÍBOLA

LINGUA PORTUGUESA

PROFª MÁRCIA OSÓRIO DE LIMA MARCOMINI E PROFª MIRIAM CAMILO

7A, 7B, 7C E 7D 














Observação: atividade de responsabilidade das Professoras de Língua Portuguesa Miriam e Márcia.

Recuperação e Aprofundamento - - Professor Márcia Marcomini - - Língua Portuguesa - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE OSASCO

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ORLANDO GERÍBOLA

 

Professora: Márcia Osório de Lima Marcomini

 

Trabalho de Recuperação

Disciplina: Projeto de Vida

Turma (s): 6 ano D

 

 

Objetivo: Estabelecer e manter relacionamentos saudáveis baseados no diálogo.

Metodologia: Retomando a aula anterior, inicia o tema novo, aluno é orientado a fazer uma leitura e em seguida responder as atividades proposta.

Recursos: Aula Centro mídia, internet, roteiros enviados e auxílio da professora.

Conteúdo: Empatia, Respeito e assertividade.

Instrumentos para verificação de aprendizagem: Através da devolução da atividade.

 

 

                                                                                                                                   

    Olá tudo? Vamos estudar, por favor não desanime, logo tudo isso vai passar e estaremos juntos.

 

1ª Aula:  Na última aula, conversamos sobre: Regras, a importância das regras e o novo normal e as normas de convivência durante a pandemia.

     Nesta aula vamos falar sobre a importância do diálogo, na sociedade.

     Para início de conversa responda no seu caderno.

     Escutar e ouvir significam a mesma coisa?

 

2ª Aula: Vamos ler com atenção o conto Confusão com o biscoito:

 

 

Certo dia uma moça estava à espera de seu voo, na sala de embarque de um aeroporto. Como ela deveria esperar por muitas horas, resolveu comprar um livro para matar tempo. Também comprou um pacote de biscoitos.

Então ela achou uma poltrona, numa parte reservada do aeroporto, para que pudesse descansar e ler em paz. quando estava instalada, um homem estranho se sentou ao seu lado. Quando ela pegou o primeiro biscoito do pacote, o homem também pegou um.

Ela se sentiu indignada, furiosa mesmo, mas não disse nada. Ela pensou para si: "mas que cara de pau"! Se eu estivesse mais disposta lhe daria um soco no olho, para que ele nunca mais esquecesse...

A cada biscoito que ela pegava, o homem também pegava um. Aquilo a deixava tão indignada, que ela não conseguia reagir.

Finalmente, restava apenas um biscoito, ela pensou: "o que será que o abusado vai fazer agora?"

Então o homem dividiu o biscoito ao meio, deixando a outra metade para ela. Aquilo a deixou irada, e bufando de raiva.

Neste momento, foi chamado o seu voo. Ela pegou seu livro e suas coisas e dirigiu-se ao embarque. Quando se sentou confortavelmente em seu assento, foi mexer em sua bolsa, para apanhar uma caneta e, para sua surpresa, o seu pacote de biscoitos estava ali na bolsa, ainda intacto. Ela sentiu vergonha, pois quem estava errada o tempo todo era ela, e já não havia mais tempo de pedir desculpas nem de desfazer o mal-entendido.

O homem dividira os biscoitos dele sem se sentir indignado, ao passo que isso a deixara transtornada.

Quantas vezes em nossa vida, nós é que estamos comendo os biscoitos e não temos consciência de que quem está errado somos nós.

 

 

3ª aula: Sobre a história que ouvimos:

1-     Qual confusão ocorreu?

2-     Por que aconteceu a confusão?

3-     Como a confusão poderia ter sido evitada?





 

Analise as imagens e responda, eles estão conversando ou dialogando?

 

Todas as questões responda no seu caderno.

 



 

Aula baseada do CMSP.



Recuperação e Aprofundamento - - Oitavos Anos - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - Professora Miriam

 


LINK: https://matematicaef2.blogspot.com/p/recuperacao-lingua-portuguesaatividades.html


Recuperação e Aprofundamento - - Oitavos Anos - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - Professora Miriam

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário