segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Recuperação e Aprofundamento - - - Língua Portuguesa - - - Professora Márcia Muniz - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Recuperação e Aprofundamento

Mês: Outubro/2020

 

 

Ano/Série

2ª Série B do Ensino Médio

 

 

Professores:

Marcia B. Luiz Muniz

 

 

Disciplina:

Língua Portuguesa

 

 

Habilidades Essenciais:

Relacionar – em artigos de opinião e anúncios publicitários – opiniões, temas, assuntos, recursos linguísticos, identificando o diálogo entre as ideias e o embate dos interesses existentes na sociedade.

 

 

Objetos do Conhecimento:

Elementos constitutivos do gênero textual “Anúncio Publicitário”.

 

 

 

Habilidade(s) Suporte:

Localizar informação implícita em um texto.

 

 

Situação de Aprendizagem (SA):

 

 

 

 

Observações: devemos pensar nas etapas, ativação inicial, desenvolvimento e finalização. Assim como nas habilidades cognitivas e socioemocionais. 

ATIVIDADE

 

1 - (Enem 2014)

 


 

Os anúncios publicitários são compostos, em sua maioria, de imagens e texto, e sua principal finalidade é mudar comportamentos e hábitos.

 

Disponível em: www.meiaamzonianao.org.br. Acesso em: 18 out. 2011.

 

Com o objetivo de persuadir o leitor, o autor da peça publicitária sobre a Amazônia busca levá-lo a

 

A)  munir-se de argumentos para lutar contra o poder dos desmatadores.

B) considerar-se ponto crucial na luta contra o reflorestamento amazônico.

C) basear-se no anúncio, visando à busca pelos desmatadores da Floresta Amazônica.

D) defender-se do que está por vir, em decorrência do desmatamento mundial.

E) conscientizar-se quanto à importância da preservação da Floresta Amazônica para todos.

 

 

2 - (Enem 2017)

 


 

Os texto publicitários são produzidos para cumprir determinadas funções comunicativas. Os objetivos desse cartaz estão voltados para a conscientização dos brasileiros sobre a necessidade de

 

A) as crianças frequentarem a escola regularmente.

B) a formação leitora começar na infância.

C) a alfabetização acontecer na idade certa.

D) a literatura ter o seu mercado consumidor ampliado.

E) as escolas desenvolverem campanhas a favor da leitura.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário