Escola
Estadual Professor Orlando Geríbola
Recuperação
e Aprofundamento
Disciplina:
Língua Portuguesa
Sextos
Anos A, B, C e D
Professora Izabel Cortês
Objetivo:
Trabalhar às atividades em defasagem.
Habilidades:
EF67LP28
- Ler e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura
adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros
e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror,
lendas brasileiras, indígenas e africanas, poemas, entre outros, expressando
avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas e
autores.
EF06LP05B
– Utilizar diferentes gêneros textuais, considerando a intenção comunicativa, o
estilo e a finalidade dos gêneros.
TRABALHANDO COM O GÊNERO TEXTUAL:
O CONTO
OBJETIVO
DA AULA:
•
Identificar a estrutura do gênero textual por meio de múltiplas linguagens;
•
Identificar as características de um conto de mistério/assombração.
O conto é um gênero caracterizado por ser uma narrativa literária curta, tendo começo, meio e fim da
história narrados de maneira breve, porém o suficiente para contar a história
completa.
O conto possui elementos e estrutura bem marcados, sendo que
o tipo de história pode indicar o tipo de conto que estamos lendo. Vamos
aprender um pouco mais sobre esse gênero narrativo.
Estudante, nesta aula, a proposta é colocar você em contato
com algumas modalidades narrativas, entre elas, o conto de mistério. Para
tanto, destaca-se que esse é um gênero textual que traz um universo de
possibilidades, de situações, afinal, há uma gama diversificada deles, como,
por exemplo, contos de fadas; contos de encantamento; contos maravilhosos;
contos de animais; contos de ação/enigma/mistérios; contos eletrônicos e contos
religiosos.
Para
iniciarmos, você lerá um conto de mistério/assombração, intitulado Maria
Angula.
1-
Leia o conto a seguir:
Maria
Angula
Maria
Angula era uma menina alegre e viva, filha de um fazendeiro de Cayambe. Era
louca por uma fofoca e vivia fazendo intrigas com os amigos para jogá-los uns
contra os outros. Por isso, tinha fama de leva-e-traz, linguaruda, e era
chamada de moleca fofoqueira.
Assim,
viveu Maria Angula até os dezesseis anos, decidida a armar confusão entre os
vizinhos, sem ter tempo para aprender a cuidar da casa e a preparar pratos
saborosos. Quando Maria Angula se casou, começaram os seus problemas. No
primeiro dia, o marido pediu-lhe que fizesse uma sopa de pão com miúdos, mas
ela não tinha a menor ideia de como prepará-la.
Queimando
as mãos com uma mecha embebida em gordura, acendeu o carvão e levou ao fogo um
caldeirão com água, sal e colorau, mas não conseguiu sair disso: não fazia
ideia de como continuar.
Maria
lembrou-se, então, de que na casa vizinha morava dona Mercedes, cozinheira de
mão-cheia, e, sem pensar duas vezes, correu até lá.
—
Minha cara vizinha, por acaso a senhora sabe fazer sopa de pão com miúdos?
—
Claro, dona Maria. É assim: primeiro coloca-se o pão de molho em uma xícara de
leite, depois despeja-se este pão no caldo e, antes que ferva, acrescentam-se
os miúdos.
Só,
vizinha.
—
Ah — disse Maria Angula —, mas isso eu já sabia!
E
voou para a sua cozinha a fim de não esquecer a receita.
No
dia seguinte, como o marido lhe pediu que fizesse um ensopado de batatas com
toicinho, a história se repetiu:
—
Dona Mercedes, a senhora sabe como se faz o ensopado de batatas com toicinho?
E,
como da outra vez, tão logo a sua boa amiga lhe deu todas as explicações, Maria
Angula exclamou:
—
Ah! É só? Mas isso eu já sabia! — E correu imediatamente para casa a fim de
prepará-lo.
Texto
Fragmentado para fins pedagógicos.
2-
Registre as impressões que você teve sobre o conto.
3-
Sobre o conto, anote as informações:
Que
fato motivou a história?
Quem
são as personagens?
Onde
acontecem os fatos?
Quando
acontecem os fatos?
4-
Escreva um parágrafo contando como você imagina o final dessa história? Será
que Maria Angula seguiu a receita de Dona Mercedes?
Fonte
:
https://drive.google.com/drive/folders/18WQaCp6iOtIJIHMGOlImm-9Av2WNXMFo
https://escolakids.uol.com.br/portugues/conhecendo-as-caracteristicas-do-conto.htm
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