terça-feira, 13 de outubro de 2020

Recuperação de Aprofundamento - - - Língua Portuguesa - - - Professora Miriam - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 Recuperação e aprofundamento língua portuguesa e literatura

2º Ano a – 2º bimestre


O anúncio publicitário é um gênero textual que tem como intenção a promoção de determinado produto, serviço ou ideia nos meios de comunicação de massa, como televisão, revistas, rádio e Internet.

Uma das principais características deste gênero é a intenção de convencer o consumidor a contratar os seus serviços. Para isso, diversas ferramentas devem ser utilizadas, como o humor, linguagem simples e as imagens.

Verbos no imperativo também são grandes estratégias, uma vez que são atrativos e transmitem a ideia de ordem. Por exemplo: Veja! Conheça! Compre!

Esse tipo de texto geralmente contém uma linguagem conativa, que indica o convencimento. Podem ser transmitidos através de textos verbais ou não verbais. Além disso, podem ser orais também, se forem veiculados em rádios, televisão, internet, por exemplo.

 

Características do anúncio publicitário

 

Os anúncios publicitários possuem as seguintes características.

 

- Linguagem simples;

- Linguagem verbal e não verbal;

- Textos curtos e persuasivos;

- Ironia, criatividade e humor;

- Uso de imagens, cores e fotografias;

- Caráter comercial;

- Verbos no imperativo;

- Vícios de linguagem.

 

Estrutura do anúncio publicitário

Os anúncios publicitários não possuem uma estrutura fixa, pois podem divulgados através de imagens, textos, ou ambos juntos, ou seja, depende do local que vai ser veiculado. Por exemplo, em folhas, outdoors ou até mesmo em um cartaz.

Mas, geralmente o anúncio publicitário contém a seguinte estrutura:

 

  • Título: com o intuito de chamar a atenção do leitor, o título é em sua maioria escrito com letras maiores;
  • Corpo do texto: com o intuito persuasivo, geralmente possui adjetivos, verbos no imperativo e imagens. Muitas vezes é utilizada a linguagem informal.
  • Marca: o logotipo, ou seja, a assinatura institucional e representação gráfica de uma marca ou empresa;
  • Contato: forma de entrar em contato com a empresa que comercializa o produto, através de telefones ou redes sociais.

 

EXEMPLO:



 

***************************************************************************************************

ATIVIDADES

 

Observe a figura e responda:



1. Os anúncios são dirigidos a um público-alvo. 

a) Qual é o público-alvo do anúncio? 

b) Como você chegou a essa conclusão?

 

2. Identifique no texto: 
a) o produto oferecido: ___________
b) há quantos anos o produto é ofertado?  _____________________

3. Por que aparece no texto o nome Eduardo Guedes? Explique qual é a importância dessa informação? 

4. Qual palavra do anúncio pode ser lida de duas formas diferentes? 


5. Qual é a ambiguidade presente no anúncio?





 

 

6ª) O anúncio publicitário é um texto que tem, em geral, como objetivo, promover o nome de uma empresa, de um produto ou de uma ideia. Qual a finalidade do anúncio em estudo?

 

7ª) Quem é o responsável pela publicação desse anúncio?

 

8ª) Que recursos foram empregados visando ao sucesso da propaganda?

 

9ª) Identifique o verbo no imperativo que sintetiza a linguagem persuasiva do objetivo do projeto.

 

10ª) Por que devemos fazer coleta seletiva?

Nenhum comentário:

Postar um comentário