Recuperação e aprofundamento língua portuguesa e literatura
2º Ano a – 2º bimestre
O anúncio
publicitário é um gênero textual que
tem como intenção a promoção de determinado produto, serviço ou ideia nos meios
de comunicação de massa, como televisão, revistas, rádio e Internet.
Uma
das principais características deste gênero é a
intenção de convencer o consumidor a contratar os seus serviços. Para isso,
diversas ferramentas devem ser utilizadas, como o humor, linguagem simples e as
imagens.
Verbos no imperativo também são grandes
estratégias, uma vez que são atrativos e transmitem a ideia de ordem. Por
exemplo: Veja! Conheça! Compre!
Esse
tipo de texto geralmente contém uma linguagem conativa, que indica o
convencimento. Podem ser transmitidos através de textos
verbais ou não verbais. Além disso, podem ser orais também, se forem veiculados
em rádios, televisão, internet, por exemplo.
Características do
anúncio publicitário
Os anúncios
publicitários possuem as seguintes características.
- Linguagem simples;
- Linguagem verbal e não
verbal;
- Textos curtos e
persuasivos;
- Ironia, criatividade e
humor;
- Uso de imagens, cores
e fotografias;
- Caráter comercial;
- Verbos no imperativo;
- Vícios de linguagem.
Estrutura do anúncio
publicitário
Os anúncios publicitários não possuem
uma estrutura fixa, pois podem divulgados através de imagens, textos, ou ambos
juntos, ou seja, depende do local que vai ser veiculado. Por exemplo, em
folhas, outdoors ou até mesmo em um cartaz.
Mas, geralmente o anúncio
publicitário contém a seguinte estrutura:
- Título:
com o intuito de chamar a atenção do leitor, o título é em sua maioria
escrito com letras maiores;
- Corpo
do texto: com o intuito persuasivo, geralmente possui adjetivos, verbos no
imperativo e imagens. Muitas vezes é utilizada a linguagem informal.
- Marca:
o logotipo, ou seja, a assinatura institucional e representação gráfica de
uma marca ou empresa;
- Contato:
forma de entrar em contato com a empresa que comercializa o produto,
através de telefones ou redes sociais.
EXEMPLO:
***************************************************************************************************
ATIVIDADES
Observe a figura e responda:
a) Qual é o
público-alvo do anúncio?
b) Como você chegou a
essa conclusão?
6ª) O anúncio publicitário é um
texto que tem, em geral, como objetivo, promover o nome de uma empresa, de um
produto ou de uma ideia. Qual a finalidade do anúncio em estudo?
7ª) Quem é o responsável pela
publicação desse anúncio?
8ª) Que recursos foram empregados
visando ao sucesso da propaganda?
9ª) Identifique o verbo no imperativo
que sintetiza a linguagem persuasiva do objetivo do projeto.
10ª) Por que devemos fazer coleta seletiva?
Nenhum comentário:
Postar um comentário