segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Recuperação e Aprofundamento - - - Língua Portuguesa - - - Professora Márcia Muniz - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Recuperação e Aprofundamento

Mês: Outubro/2020

 

 

Ano/Série

3ª Série B do Ensino Médio

 

 

Professores:

Marcia B. Luiz Muniz

 

 

Disciplina:

Língua Portuguesa

 

 

Habilidades Essenciais:

Localizar e interpretar informações em um texto para apresentar uma opinião e construir argumentação.

 

 

Objetos do Conhecimento:

Características e estrutura do gênero “Artigo de Opinião”.

 

Coesão.

 

 

Habilidade(s) Suporte:

Reconhecer os elementos constitutivos que caracterizam os gêneros romance, comédia de costumes, poema, artigo de opinião e anúncio publicitário.

 

 

Situação de Aprendizagem (SA):

 

 

 

 

Observações: devemos pensar nas etapas, ativação inicial, desenvolvimento e finalização. Assim como nas habilidades cognitivas e socioemocionais. 

ATIVIDADE

 

Leia o texto e responda às questões:

 

POR QUE CRIANÇA NÃO PODE TRABALHAR?

 

Criança não pode trabalhar por um motivo simples: porque ela está muito ocupada sendo criança. Ser criança é ter a liberdade de fazer uma porção de coisas: ir à escola, brincar, ler, praticar esportes, conviver com outras crianças.

Ser criança é ser livre para inventar brincadeiras, fazer descobertas e, aos pouquinhos, aprender a ler o mundo.

Quando uma criança trabalha, não sobra tempo para brincar e estudar. As crianças que trabalham, em vez

de papel e lápis, usam enxadas e pás. Em vez de conviver com outras crianças na sala de aula, elas passam o dia

cercadas de adultos, suando a camisa em lavouras, em carvoarias, em lares de estranhos, em lixões e nas ruas.

Muitas vezes, essas crianças se machucam trabalhando. Algumas

carregam objetos ou sacos pesados, que lhes dão dores nos braços e

nas costas. Outras se queimam, se cortam, ficam doentes. Para elas, a

liberdade de brincar e estudar é somente um sonho, enquanto descansam

para mais um dia de trabalho...

Para garantir que esses direitos sejam respeitados, foram criados os direitos da criança. No Brasil, esses direitos

estão na lei: eles compõem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo o ECA, toda criança tem direito à

vida e à saúde, à liberdade e à dignidade, à convivência com a família, à educação, ao lazer e a muitas outras coisas.

O ECA diz com todas as letras: abaixo dos 16 anos, é proibido trabalhar. Mas estar escrito na lei não é

suficiente. É preciso que os governos, as famílias e as empresas estejam atentos e prontos a ajudar as crianças que

trabalham, tirando-as dessas atividades, garantindo que elas possam estudar e ajudando suas famílias a acolhê-las

com dignidade e carinho.

 

Hélio Mattar. In: Folha de São Paulo, 2/3/2002.

 

 

A partir da leitura atenta do Texto I, realize as questões propostas.

 

1 - É incorreto afirmar sobre o Texto I que:

 

A – (      ) somente, em alguns casos, o ECA autoriza o trabalho antes dos 16 anos.

B – (       ) o trabalho, na infância, gera consequências físicas negativas às crianças.

C – (       ) tanto as famílias quanto os governos devem impedir o trabalho infantil.

D – (      ) o trabalho expõe a criança à manipulação de instrumentos perigosos para a sua idade.

E – (       ) o direito de brincar caracteriza-se como um sonho, uma utopia, para a criança que trabalha.

 

 

2 - “Segundo o ECA, toda criança tem direito à vida...” (ls.13 e 14)

A conjugação em destaque transmite ideia de:

A – (      ) proporção.

B – (       ) adversidade.

C – (       ) conformidade.

D – (      ) alternância.

E – (       ) comparação.

3 - “Quando uma criança trabalha, não sobra tempo para brincar e estudar.” (l.4)

 

Pode-se estabelecer, entre as orações acima, uma respectiva relação de:

 

A – (      ) fato/causa.

B – (       ) fato/finalidade.

C – (       ) problema/solução.

D – (      ) fato/consequência.

E – (       ) fato/opinião.

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