Recuperação e
Aprofundamento |
Mês: Outubro/2020 |
|
|
Ano/Série |
3ª Série B do Ensino Médio |
|
|
Professores: |
Marcia B. Luiz Muniz |
|
|
Disciplina: |
Língua Portuguesa |
|
|
Habilidades
Essenciais: |
Localizar e interpretar informações em um texto para apresentar uma
opinião e construir argumentação. |
|
|
Objetos do
Conhecimento: |
Características e estrutura do gênero “Artigo de Opinião”. Coesão. |
|
|
Habilidade(s)
Suporte: |
Reconhecer os elementos constitutivos que caracterizam os gêneros
romance, comédia de costumes, poema, artigo de opinião e anúncio
publicitário. |
|
|
Situação de
Aprendizagem (SA): Observações:
devemos pensar nas etapas, ativação inicial, desenvolvimento e finalização.
Assim como nas habilidades cognitivas e socioemocionais. |
ATIVIDADE Leia o texto e responda às questões: POR QUE CRIANÇA NÃO PODE
TRABALHAR? Criança não pode trabalhar por um motivo simples: porque ela está
muito ocupada sendo criança. Ser criança é ter a liberdade de fazer uma
porção de coisas: ir à escola, brincar, ler, praticar esportes, conviver com
outras crianças. Ser criança é ser livre para inventar brincadeiras, fazer descobertas
e, aos pouquinhos, aprender a ler o mundo. Quando uma criança trabalha, não sobra tempo para brincar e estudar.
As crianças que trabalham, em vez de papel e lápis, usam enxadas e pás. Em vez de conviver com outras
crianças na sala de aula, elas passam o dia cercadas de adultos, suando a camisa em lavouras, em carvoarias, em
lares de estranhos, em lixões e nas ruas. Muitas vezes, essas crianças se machucam trabalhando. Algumas carregam objetos ou sacos pesados, que lhes dão dores nos braços e nas costas. Outras se queimam, se cortam, ficam doentes. Para elas, a liberdade de brincar e estudar é somente um sonho, enquanto descansam para mais um dia de trabalho... Para garantir que esses direitos sejam respeitados, foram criados os
direitos da criança. No Brasil, esses direitos estão na lei: eles compõem o Estatuto da Criança e do Adolescente
(ECA). Segundo o ECA, toda criança tem direito à vida e à saúde, à liberdade e à dignidade, à convivência com a
família, à educação, ao lazer e a muitas outras coisas. O ECA diz com todas as letras: abaixo dos 16 anos, é proibido
trabalhar. Mas estar escrito na lei não é suficiente. É preciso que os governos, as famílias e as empresas
estejam atentos e prontos a ajudar as crianças que trabalham, tirando-as dessas atividades, garantindo que elas possam
estudar e ajudando suas famílias a acolhê-las com dignidade e carinho. Hélio Mattar. In: Folha de São Paulo, 2/3/2002. A partir da leitura atenta do Texto I, realize as questões propostas. 1 - É incorreto afirmar sobre o Texto I que: A – ( ) somente, em alguns
casos, o ECA autoriza o trabalho antes dos 16 anos. B – ( ) o trabalho, na
infância, gera consequências físicas negativas às crianças. C – ( ) tanto as famílias
quanto os governos devem impedir o trabalho infantil. D – ( ) o trabalho expõe a
criança à manipulação de instrumentos perigosos para a sua idade. E – ( ) o direito de
brincar caracteriza-se como um sonho, uma utopia, para a criança que
trabalha. 2 - “Segundo o ECA, toda criança tem direito à vida...” (ls.13 e 14) A conjugação em destaque transmite ideia de: A – ( ) proporção. B – ( ) adversidade. C – ( ) conformidade. D – ( ) alternância. E – ( ) comparação. 3 - “Quando uma criança trabalha, não sobra tempo para brincar e
estudar.” (l.4) Pode-se estabelecer, entre as orações acima, uma respectiva relação
de: A – ( ) fato/causa. B – ( ) fato/finalidade. C – ( ) problema/solução. D – ( ) fato/consequência. E – ( ) fato/opinião. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário