GOVERNO DO
ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE
ENSINO - REGIÃO DE OSASCO
ESCOLA
ESTADUAL PROFESSOR ORLANDO GERÍBOLA
Professora:
Márcia Osório de Lima Marcomini
Trabalho
de Recuperação
Disciplina:
Projeto de Vida
Turma
(s): 6 ano D
Objetivo:
Estabelecer e manter relacionamentos saudáveis baseados no diálogo. |
Metodologia:
Retomando a aula anterior, inicia o tema novo, aluno é orientado a fazer uma
leitura e em seguida responder as atividades proposta. |
Recursos:
Aula Centro mídia, internet, roteiros enviados e auxílio da professora. |
Conteúdo:
Empatia, Respeito e assertividade. |
Instrumentos
para verificação de aprendizagem: Através da devolução da atividade. |
Olá tudo? Vamos estudar, por
favor não desanime, logo tudo isso vai passar e estaremos juntos.
1ª Aula: Na última aula,
conversamos sobre: Regras, a importância das regras e o novo normal e as normas
de convivência durante a pandemia.
Nesta aula vamos falar sobre
a importância do diálogo, na sociedade.
Para início de conversa
responda no seu caderno.
Escutar e ouvir significam a
mesma coisa?
2ª Aula: Vamos ler com atenção o conto Confusão com o biscoito:
Certo dia uma moça estava à espera de seu voo, na sala de embarque de um
aeroporto. Como ela deveria esperar por muitas horas, resolveu comprar um livro
para matar tempo. Também comprou um pacote de biscoitos.
Então ela achou uma poltrona, numa parte reservada do aeroporto, para
que pudesse descansar e ler em paz. quando estava instalada, um homem estranho
se sentou ao seu lado. Quando ela pegou o primeiro biscoito do pacote, o homem
também pegou um.
Ela se sentiu indignada, furiosa mesmo, mas não disse nada. Ela pensou
para si: "mas que cara de pau"! Se eu estivesse mais disposta lhe
daria um soco no olho, para que ele nunca mais esquecesse...
A cada biscoito que ela pegava, o homem também pegava um. Aquilo a
deixava tão indignada, que ela não conseguia reagir.
Finalmente, restava apenas um biscoito, ela pensou: "o que será que
o abusado vai fazer agora?"
Então o homem dividiu o biscoito ao meio, deixando a outra metade para
ela. Aquilo a deixou irada, e bufando de raiva.
Neste momento, foi chamado o seu voo. Ela pegou seu livro e suas coisas
e dirigiu-se ao embarque. Quando se sentou confortavelmente em seu assento, foi
mexer em sua bolsa, para apanhar uma caneta e, para sua surpresa, o seu pacote
de biscoitos estava ali na bolsa, ainda intacto. Ela sentiu vergonha, pois quem
estava errada o tempo todo era ela, e já não havia mais tempo de pedir
desculpas nem de desfazer o mal-entendido.
O homem dividira os biscoitos dele sem se sentir indignado, ao passo que
isso a deixara transtornada.
Quantas vezes em nossa vida, nós é que estamos comendo os biscoitos e
não temos consciência de que quem está errado somos nós.
3ª aula: Sobre a história que ouvimos:
1- Qual confusão ocorreu?
2- Por que aconteceu a
confusão?
3- Como a confusão poderia ter sido evitada?
Analise as
imagens e responda, eles estão conversando ou dialogando?
Todas as questões responda no seu caderno.
Aula baseada do CMSP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário