quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Recuperação e Aprofundamento - - - Sétimos Anos - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Miriam

 

Recuperação e aprofundamento língua portuguesa

7º Anos – 2º bimestre

 

 


Leia o texto jornalístico abaixo, adaptado para essa atividade pedagógica:

 

Estudantes e Professores da Rede Municipal participam de curso online para combater as “Fake News”

Curso 100% gratuito terá início na próxima quarta-feira (8), e será oferecido por instituições parceiras com apoio do Programa Imprensa Jovem. Na próxima quarta-feira, 8 de abril, estudantes e cerca de 200 Professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo iniciarão um curso online para entender e combater a desinformação e as “Fake News” (notícias falsas) nos diferentes meios de comunicação. A iniciativa faz parte de uma parceria do programa Imprensa Jovem, da Secretaria Municipal de Educação, com a equipe da plataforma digital “Vaza, Falsiane!”. Ação também recebe apoio do programa Educamídia, pertencente ao Instituto Palavra aberta.

O curso será realizado de forma online e gratuita na plataforma “Vaza, Falsiane!”, dividido em 13 módulos. Dentre os temas a serem estudados, estão: “Como saber se é verdade o que ouvi dizer?”; “Abrindo a caixa preta do WhatsApp”; “Como usar o diálogo para combater as notícias falsas?”; e “O mercado lucrativo das notícias falsas”. [...]. A abertura será feita na forma de uma Webinar, uma videoconferência para professores, estudantes e famílias.

A ideia é complementar o curso fazendo videoconferências pela plataforma de vídeos do YouTube, pois facilita o compartilhamento das informações em outros meios de comunicação. Serão realizadas quatro webinars, nos dias: 10, 17, 25 de abril e 1 de maio, sempre às sextas-feiras, às 16h. Outra iniciativa interessante protagonizada pelos estudantes educomunicadores da Rede Municipal de Ensino é a produção de materiais com dicas para não cair em fake news. Eles receberão uma consultoria especializada da equipe do Programa Educamídia e os estudantes criarão onze materiais para serem utilizados como estratégias de compartilhamento no Instagram e WhatsApp, para diferentes públicos.

O Coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, Carlos Lima, comentou sobre a iniciativa. “Em um ambiente propício a propagação das ’Fake News’, oferecer a oportunidade de formação a professores e estudantes é importante.  O curso irá promover a alfabetização midiática informacional e possibilitará a formação de professores e estudantes mediadores nos grupos de famílias do WhatsApp e outros meios de comunicação”, finaliza Carlos.

[...] ²

Fonte: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 04 Jun.2020. 10 | LÍNGUA PORTUGUESA

 

PREENCHA O GABARITO, TIRE FOTO E ENVIE VIA WHATSAPP PARA A PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA.

1. Após a leitura, concluímos que o tema central do texto é informar aos leitores sobre:

a. Os prejuízos causados pelo compartilhamento de fake news.

b. Como a plataforma “Vaza, Falsiane!” pode orientar no combate as fake news.

c. O curso que professores e estudantes municipais farão para aprender a combater as fake news.

d. As datas que ocorrerão as quatro webinars, videoconferências para alunos e professores.

 

 

2. O curso divulgado pretende combater a desinformação e as “Fake News”:

a. Nos diferentes meios de comunicação.

b. Nos grupos de aplicativos de mensagens de textos, criados pelos familiares.

c. Nos grupos de aplicativos de mensagens de textos, usados pelos estudantes.

d. Nas redes sociais, onde ocorre a maior circulação de fake news.

 

3. De acordo com o texto, entre os temas a serem estudados estão:

a. “Como saber se é verdade o que ouvi dizer?”; “Como espalhar fake news pelo WhatsApp”; “Como usar o diálogo para divulgar as notícias falsas”; “O mercado lucrativo das notícias falsas”.

b. “Como saber se é verdade o que ouvi dizer?”; “Abrindo a caixa preta do WhatsApp”; “Como usar o diálogo para espalhar as notícias falsas”; “O mercado lucrativo das notícias falsas”.

c. “Como saber se é verdade o que ouvi dizer?”; “Como viralizar uma notícia falsa”; “Multiplicando notícias falsas pelos aplicativos”; “O mercado lucrativo das notícias falsas”.

d. “Como saber se é verdade o que ouvi dizer?”; “Abrindo a caixa preta do WhatsApp”; “Como usar o diálogo para combater as notícias falsas”; “O mercado lucrativo das notícias falsas”.

 

4. Segundo o texto, a ideia de completar o curso fazendo videoconferências por plataformas digitais, como o YouTube:

a. Dificulta o compartilhamento das informações em outros meios de comunicação.

b. Facilita o compartilhamento das informações em outros meios de comunicação.

c. Interrompe o compartilhamento das informações em outros meios de comunicação.

d. Impossibilita o compartilhamento das informações em outros meios de comunicação.

 

5. A produção de materiais pelos estudantes da Rede Municipal de Ensino, segundo o texto, são:

a. Exercícios de leitura e interpretação de textos.

b. Materiais diversos para evitar compartilhar fake news.

c. Materiais que orientam como divulgar fake news.

d. Materiais específicos para uso de adolescentes.

 

 

GABARITO

 

 

Questão

A

B

C

D

1

 

 

 

 

2

 

 

 

 

3

 

 

 

 

4

 

 

 

 

5

 

 

 

 

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