Recuperação
e aprofundamento língua portuguesa 7º
Anos – 2º bimestre
Leia o texto jornalístico
abaixo, adaptado para essa atividade pedagógica:
Estudantes e
Professores da Rede Municipal participam de curso online para combater as “Fake
News”
Curso
100% gratuito terá início na próxima quarta-feira (8), e será oferecido por
instituições parceiras com apoio do Programa Imprensa Jovem. Na próxima
quarta-feira, 8 de abril, estudantes e cerca de 200 Professores da Rede
Municipal de Ensino de São Paulo iniciarão um curso online para entender e
combater a desinformação e as “Fake News” (notícias falsas) nos diferentes
meios de comunicação. A iniciativa faz parte de uma parceria do programa
Imprensa Jovem, da Secretaria Municipal de Educação, com a equipe da plataforma
digital “Vaza, Falsiane!”. Ação também recebe apoio do programa Educamídia,
pertencente ao Instituto Palavra aberta.
O
curso será realizado de forma online e gratuita na plataforma “Vaza,
Falsiane!”, dividido em 13 módulos. Dentre os temas a serem estudados, estão:
“Como saber se é verdade o que ouvi dizer?”; “Abrindo a caixa preta do
WhatsApp”; “Como usar o diálogo para combater as notícias falsas?”; e “O
mercado lucrativo das notícias falsas”. [...]. A abertura será feita na forma
de uma Webinar, uma videoconferência para professores, estudantes e famílias.
A
ideia é complementar o curso fazendo videoconferências pela plataforma de
vídeos do YouTube, pois facilita o compartilhamento das informações em outros
meios de comunicação. Serão realizadas quatro webinars, nos dias: 10, 17, 25 de
abril e 1 de maio, sempre às sextas-feiras, às 16h. Outra iniciativa
interessante protagonizada pelos estudantes educomunicadores da Rede Municipal
de Ensino é a produção de materiais com dicas para não cair em fake news. Eles
receberão uma consultoria especializada da equipe do Programa Educamídia e
os estudantes criarão onze materiais para serem utilizados como estratégias de
compartilhamento no Instagram e WhatsApp, para diferentes públicos.
O
Coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, Carlos Lima, comentou sobre a
iniciativa. “Em um ambiente propício a propagação das ’Fake News’, oferecer a
oportunidade de formação a professores e estudantes é importante. O curso
irá promover a alfabetização midiática informacional e possibilitará a formação
de professores e estudantes mediadores nos grupos de famílias do WhatsApp e
outros meios de comunicação”, finaliza Carlos.
[...] ²
Fonte: Secretaria Municipal
de Educação de São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 04 Jun.2020. 10 | LÍNGUA
PORTUGUESA
PREENCHA O GABARITO, TIRE
FOTO E ENVIE VIA WHATSAPP PARA A PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA.
1. Após a leitura,
concluímos que o tema central do texto é informar aos leitores sobre:
a. Os prejuízos
causados pelo compartilhamento de fake news.
b. Como a plataforma
“Vaza, Falsiane!” pode orientar no combate as fake news.
c. O curso que
professores e estudantes municipais farão para aprender a combater as fake
news.
d. As datas que ocorrerão
as quatro webinars, videoconferências para alunos e professores.
2. O curso divulgado
pretende combater a desinformação e as “Fake News”:
a. Nos diferentes
meios de comunicação.
b. Nos grupos de
aplicativos de mensagens de textos, criados pelos familiares.
c. Nos grupos de
aplicativos de mensagens de textos, usados pelos estudantes.
d. Nas redes sociais,
onde ocorre a maior circulação de fake news.
3. De acordo com o texto, entre
os temas a serem estudados estão:
a. “Como saber se é
verdade o que ouvi dizer?”; “Como espalhar fake news pelo WhatsApp”; “Como usar
o diálogo para divulgar as notícias falsas”; “O mercado lucrativo das notícias
falsas”.
b. “Como saber se é
verdade o que ouvi dizer?”; “Abrindo a caixa preta do WhatsApp”; “Como usar o
diálogo para espalhar as notícias falsas”; “O mercado lucrativo das notícias
falsas”.
c. “Como saber se é
verdade o que ouvi dizer?”; “Como viralizar uma notícia falsa”; “Multiplicando notícias
falsas pelos aplicativos”; “O mercado lucrativo das notícias falsas”.
d. “Como saber se é
verdade o que ouvi dizer?”; “Abrindo a caixa preta do WhatsApp”; “Como usar o
diálogo para combater as notícias falsas”; “O mercado lucrativo das notícias falsas”.
4. Segundo o texto, a ideia
de completar o curso fazendo videoconferências por plataformas digitais, como o
YouTube:
a. Dificulta o
compartilhamento das informações em outros meios de comunicação.
b. Facilita o
compartilhamento das informações em outros meios de comunicação.
c. Interrompe o
compartilhamento das informações em outros meios de comunicação.
d. Impossibilita o
compartilhamento das informações em outros meios de comunicação.
5. A produção de materiais
pelos estudantes da Rede Municipal de Ensino, segundo o texto, são:
a. Exercícios de
leitura e interpretação de textos.
b. Materiais diversos
para evitar compartilhar fake news.
c. Materiais que
orientam como divulgar fake news.
d. Materiais
específicos para uso de adolescentes.
GABARITO
Questão |
A |
B |
C |
D |
1 |
|
|
|
|
2 |
|
|
|
|
3 |
|
|
|
|
4 |
|
|
|
|
5 |
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário