Recuperação e
Aprofundamento |
Mês: Outubro/2020 |
|
|
Ano/Série |
9ºs Anos do Ensino Fundamental / A, B e C |
|
|
Professores: |
Marcia B. Luiz Muniz |
|
|
Disciplina: |
Língua Portuguesa |
|
|
Habilidades
Essenciais: |
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos
expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras
de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica
no papel), imagens e sua relação com o texto verbal. |
|
|
Objetos do
Conhecimento: |
Gênero “Poema”. Ironia. |
|
|
Habilidade(s)
Suporte: |
Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social,
variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como
meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que
pertencem. |
|
|
Situação de
Aprendizagem (SA): Observações:
devemos pensar nas etapas, ativação inicial, desenvolvimento e finalização.
Assim como nas habilidades cognitivas e socioemocionais. |
Muitos temas são motivadores na criação de poemas. Futebol... uma paixão do povo brasileiro! Esse esporte também inspira
poemas... Leia o texto e faça as
atividades a seguir. Rola a bola, livre o drible, defesa-surpresa. Apela na canela, salta uma falta: sem tevê juiz não vê! Escorrego já no prego, chute estoura pra fora. Craque no ataque, quero e recupero. Sede de rede, fé no pé, cara a cara com o goleiro, pronto o apronto: chuta pra marcar. Puxa vida, apitaram o fim da partida do gol que quase fiz! Cumprimento a torcida: Lembranças à mamãezinha do juiz. TAVARES, Ulisses. Aos poucos fico louco. São Paulo: Scipione, 2004. ATIVIDADES Após a leitura do poema, responda: 1. O título do poema foi omitido. Que título você daria a ele? Por
quê? 2. A composição canônica mais reconhecida da língua portuguesa é: SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO a. Qual desses elementos está faltando na primeira estrofe do texto? b. Por que você acha que esse elemento foi omitido? c. Como ficariam os 3
primeiros versos se não houvesse a omissão? 3. Procure no dicionário
os significados da
palavra "rede". Qual
deles está adequado
ao sentido do texto? Como você fez esta relação? 4. Em “Sede de rede/ fé no pé”, que conhecimentos precisamos
mobilizar para saber o que o verso quer dizer? 5. Nos versos “puxa
vida/apitaram o fim
da partida”, o
verbo “apitaram” está
na terceira pessoa do
plural, forma que
indetermina o sujeito,
ou seja, quem
apitou. Entretanto, é possível saber quem executou essa ação?
Como? Quem foi? 6. Ao mandar “lembrancinhas à mãe do juiz”, podemos perceber ironia
por parte do eu lírico. O que nos
leva a perceber
que o jogador
não está realmente
cumprimentando a mãe do árbitro? https://sesieducacao.com.br/brasil/texto.php?id=1420 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário