segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Recuperação e Aprofundamento - - - Língua Portuguesa - - - Professora Márcia Muniz - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Recuperação e Aprofundamento

Mês: Outubro/2020

 

 

Ano/Série

9ºs Anos do Ensino Fundamental / A, B e C

 

 

Professores:

Marcia B. Luiz Muniz

 

 

Disciplina:

Língua Portuguesa

 

 

Habilidades Essenciais:

Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

 

 

Objetos do Conhecimento:

Gênero “Poema”.

Ironia.

 

 

Habilidade(s) Suporte:

Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

 

 

Situação de Aprendizagem (SA):

 

 

 

 

Observações: devemos pensar nas etapas, ativação inicial, desenvolvimento e finalização. Assim como nas habilidades cognitivas e socioemocionais. 

Muitos temas são motivadores na criação de poemas.

Futebol... uma paixão do povo brasileiro! Esse esporte também inspira poemas...

 

Leia o texto e faça as atividades a seguir.

 

Rola a bola,

livre o drible,

defesa-surpresa.

Apela na canela,

salta uma falta:

sem tevê juiz não vê!

Escorrego já no prego,

chute estoura pra fora.

Craque no ataque,

quero e recupero.

Sede de rede,

fé no pé,

cara a cara

com o goleiro,

pronto o apronto:

chuta pra marcar.

Puxa vida,

apitaram

o fim da partida

do gol que quase fiz!

Cumprimento a torcida:

Lembranças à mamãezinha do juiz.

 

TAVARES, Ulisses. Aos poucos fico louco. São Paulo: Scipione, 2004.

 

ATIVIDADES

Após a leitura do poema, responda:

 

1. O título do poema foi omitido. Que título você daria a ele? Por quê?

 

2. A composição canônica mais reconhecida da língua portuguesa é:

SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO

 

a. Qual desses elementos está faltando na primeira estrofe do texto?

 

b. Por que você acha que esse elemento foi omitido?

 

c.   Como ficariam os 3 primeiros versos se não houvesse a omissão?

 

3. Procure  no  dicionário  os  significados  da  palavra  "rede".  Qual  deles  está  adequado  ao sentido do texto? Como você fez esta relação?

 

4. Em “Sede de rede/ fé no pé”, que conhecimentos precisamos mobilizar para saber o que o verso quer dizer?

 

5. Nos  versos  “puxa  vida/apitaram  o  fim  da  partida”,  o  verbo  “apitaram”  está  na  terceira pessoa  do  plural,  forma  que  indetermina  o  sujeito,  ou  seja,  quem  apitou.  Entretanto,  é possível saber quem executou essa ação? Como? Quem foi?

 

6. Ao mandar “lembrancinhas à mãe do juiz”, podemos perceber ironia por parte do eu lírico.

O  que  nos  leva  a  perceber  que  o  jogador  não  está  realmente  cumprimentando  a  mãe do árbitro?

 

https://sesieducacao.com.br/brasil/texto.php?id=1420

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário