E.E. “Professor
Orlando Geríbola” P.E.I.
Sondagem de
Matemática para os Sextos Anos
Sondagem de Números e
da Resolução de Problemas
Recomendações:
A escrita de números deve ser
individual;
Para cada estudante, entregue
meia folha de papel sulfite e peça que escreva seu nome;
Explique aos estudantes que
realizarão um ditado diferente: ao invés de palavras, serão números de diversas
grandezas e categorias;
Combine com eles como será a
organização da escrita na folha de cada um dos números;
Após o ditado, recolha a folha,
analise as escritas e registre suas observações na Planilha de Acompanhamento;
Caberá ao professor decidir se
será preciso ditar mais números, apoiando-se e nas categorias de números,
contempladas na Planilha de Acompanhamento, para que se tenha mais clareza
sobre os conhecimentos que os estudantes possuem em relação às características
de um determinado número ou categoria de números (familiar, opaco, transparente
etc) de maneira que os dados obtidos possam subsidiar as intervenções e
(re)planejamento do professor.
Números a serem ditados:
25;
200;
427;
274;
742;
3000;
99;
2019;
1023.
Recomendações:
Para cada estudante, prepare uma
folha com o enunciado dos problemas. Não é preciso colocar as ideias
envolvidas, elas são referências apenas para o professor;
Os estudantes poderão ser
organizados em pequenos grupos, porém a resolução deverá ser individual;
Para os alunos não alfabéticos,
os enunciados deverão ser lidos pois, nesse momento, não iremos avaliar a
leitura, mas o conhecimento matemático utilizado para a solução de um problema;
Disponibilize materiais diversos
para que os estudantes utilizem, se for preciso, na resolução do problema;
Os problemas não precisam ser
aplicados todos de uma vez, podem ser distribuídos ao longo de uma semana, de
um mês, dependendo da rotina estabelecida pelo professor;
Após a resolução dos problemas,
deve-se realizar a análise dos registros, tendo por base a planilha de acompanhamento;
A ordem dos significados
envolvidos nos problemas não poderá ser alterada, pois essa será a ordem a ser
considerada no SGP para digitação dos dados.
Para dirimir dúvidas, os
professores poderão utilizar outros problemas, desde que respeitem os significados
propostos, do campo conceitual de Vergnaud, apresentados no quadro de
sugestões.
No 6º ano, problemas que envolvem
a composição, a transformação positiva e/ou negativa, a comparação positiva
e/ou negativa e a composição de transformação.
Problemas:
O Parque Ibirapuera recebeu 2056
estudantes de 5º e 6º anos para uma visita. Se 687 estudantes são do 6º ano,
quantos estudantes são do 5º ano? (composição);
Em um depósito de material de
construção havia alguns tijolos. Com a compra de mais 2500, o depósito ficou
com 4212 tijolos. Quantos tijolos havia no depósito antes da compra?
(transformação)
João tem R$ 500,00 na carteira.
Gastou R$ 350,00 no mercado e, no dia seguinte, R$ 97,00 na farmácia. Com
quantos reais João ficou? (composição e transformação)
Em uma escola, há 620 estudantes
no período diurno e 273 no período noturno. Quantos estudantes há a mais no
período diurno do que no período noturno? (comparação)
Uma sorveteria vende sorvetes nos
seguintes sabores: chocolate, abacaxi, morango, flocos e uva e quatro tipos de
coberturas diferentes. Podendo escolher um tipo de sabor de sorvete e um tipo
de cobertura, de quantas formas diferentes é possível montar um sorvete?
(combinatória)
Em uma sala de cinema, há 18
poltronas em cada fileira. Na exibição de um filme, todas as 216 poltronas
foram ocupadas. Quantas fileiras há nesta sala de cinema? (configuração
retangular)
Com 64 reais, consigo comprar
dezesseis barras de chocolate de mesmo valor. Com 48 reais, quantas dessas
barras eu conseguiria comprar? (proporcionalidade)
Em um ônibus de viagem cabem 42
passageiros sentados, que é o triplo de passageiros que cabem em um transporte
escolar. Quantos passageiros cabem nesse transporte escolar? (multiplicação
comparativa)
Fonte: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/Portals/1/Files/48732.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário