E.E. “Professor
Orlando Geríbola” P.E.I.
Sondagem de Língua
Portuguesa para os Sextos Anos
Sondagem de Escrita e
Leitura
Ditado de palavras:
APONTADOR
CANETA
LÁPIS
GIZ
TENHO LÁPIS COLORIDOS
Recomendações ao Professor:
Realizar a sondagem em um papel
sem pauta;
Ditar palavras que variam na
quantidade de letras e sílabas (evitando a repetição de vogais numa mesma
palavra) iniciando-se pela polissílaba, depois a trissílaba, a dissílaba e a
monossílaba, sempre nesta ordem;
Ao ditar, evitar a escansão - a
pronúncia destacando as sílabas separadamente. Diga as palavras normalmente;
Após a lista de palavras, ditar
uma frase que envolva pelo menos uma delas, para verificar se a escrita
permanece estável;
Solicitar que os alunos,
imediatamente, após a escrita de cada palavra, leiam o que escreveram, para
verificar a relação que estabelecem entre a escrita e a leitura (procedimento
importante à confirmação da hipótese);
Oferecer letras móveis aos alunos
que se mostrarem resistentes quanto à produção escrita (nestes casos, o
professor faz o registro de como ficou a escrita).
Para essa atividade, analisaremos
as capacidades de aquisição do sistema de escrita. O aspecto avaliado aqui é
localização de nomes em listas do mesmo campo semântico.
Para essa atividade, o aspecto
avaliado é a localização de títulos de fábulas, contos, nomes de brincadeiras
etc., utilizando contexto gráfico (imagem). Estamos analisando as Capacidades
de Aquisição do Sistema de Escrita.
Para essa atividade, os aspectos
avaliados são: Leitura por si mesmo, utilizando-se de índices linguísticos e
contextuais para antecipar, inferir ou validar o que está escrito;
Realização de antecipações a
respeito do conteúdo do texto.
Fonte: https://www.sinesp.org.br/images/sondagem_lingua_portuguesa.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário