Estive na Unidade Escolar no período da manhã para acompanhar e compartilhar com o Professor de Matemática Jonatas (Sextos Anos A e B) uma proposta de trabalho que envolve a Resolução de Problemas, Raciocínio Lógico Matemático e o uso do SOROBAN adaptado para cegos no conjunto dos números naturais.
De maneira geral foi muito interessante observar o comportamento de nossos alunos diante deste instrumento de cálculo mecânico e a compreensão de nosso Sistema de Numeração Posicional.
Eles compreendem nosso SNP, sabem o que são ordens e classes, porém apresentam algumas vezes dificuldades em desenvolver o algoritmo da adição, estimar e elaborar cálculos mentais simples.
Talvez seja falta de atenção em algumas situações, precisando apenas convidá-los a ouvir suas respostas.
Quanto ao algoritmo da adição observo nas várias salas que tenho passado que trata-se da falta de uma habilidade de estimar.
Agradeço a oportunidade e parabenizo os alunos dos sextos anos A e B pelo interesse em ouvir e interagir de maneira positiva a proposta desenvolvida em sala de aula.
Agradeço ao Professor de Matemática Jonatas, a Equipe Gestora e a Supervisora da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário