"A identificação precoce e tratamento da Discalculia do Desenvolvimento são muito importantes devido à sua frequente associação com transtornos mentais. Os pacientes que apresentam DD precisam de uma completa avaliação diagnóstica e neuropsicológica, a qual deve considerar a complexidade da DD e seus múltiplos fenótipos fornecendo uma base para o planejamento de um transtorno eficaz.
Existem métodos de intervenção simples que podem auxiliar o desenvolvimento da criança com DD como o uso das mãos como instrumento de contagem e o uso da calculadora.
É recomendada também a utilização de jogos lúdicos que transmitam conceitos como memória de trabalho, memória de curta e longa duração, atenção, estruturação espaço-temporal, estratégia, raciocínio lógico e solução de problemas.
Visando auxiliar o aprendizado em matemática de alunos com DD é necessário que se diminua a quantidade de aulas expositivas, substituindo-as pela realização de jogos, atividades lúdicas e colaborativas, as quais envolvam todos os alunos e os coloquem a cargo da própria aprendizagem.
O uso de jogos como recurso didático é uma alternativa eficiente que permite o desenvolvimento da criatividades e a formação do raciocínio lógico. Sendo um recurso lúdico que leva à motivação para a aprendizagem, ampliam a autoconfiança, a organização, a concentração, a atenção e o raciocínio dedutivo.
Jogos são recursos com os quais os educandos podem produzir e compreender conceitos matemáticos, além de criar estratégias para atingir seus objetivos.
Tarefas de investigação podem resultar em um processo divergente, no qual é estabelecido um ponto de partida, no entanto, a finalização da tarefa depende de quem exerce a atividade. Ao indicar uma atividade através da investigação matemática, espera-se que os alunos possam de uma maneira consistente, utilizar os vários processos que caracterizam esta atividade, ou seja, precisam descobrir relações empiricamente existentes entre as características do exercício e os conteúdos matemáticos e suas propriedades."
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