INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS : estudar para conhecer; observar para identificar; diversificar para respeitar e potencializar.
As pesquisas de Gardner representam verdadeiro símbolo educacional contemporâneo, ao sinalizar que o que se descobre sobre a mente humana, constitui não apenas saber acadêmico, mas instrumento de ação pedagógica imprescindível.
Mostrou de forma coerente que todos os seres humanos possuem diferentes tipos de mente e que pais e professores podem tornar possível uma educação personalizada, destacando que na imensa diversidade que existe em cada um, deve solidificar-se a certeza de que nenhum ser humano é perfeito em tudo, mas todos, absolutamente todos, possuem potencial de grandezas diversas.
Abaixo segue uma síntese sobre a aplicabilidade dos fundamentos das ideias de Gardner no contexto da realidade de nossas salas de aula (Citamos as INTELIGÊNCIAS, ALGUMAS ATIVIDADES, MATERIAIS DE ENSINO e AÇÃO DOCENTE)
ESPACIAL
Atividades artísticas, apresentações visuais, metáforas, visualização e mapas conceituais. Concursos fotográficos, metáforas por meio de imagens, símbolos gráficos diversos.
Colagens, gráficos, frisas do tempo, mapas, massa de modelagem, argila, lápis de cor, recursos táteis. Coleção de fotos.
Explorar o uso de linguagens alternativas, solicitar a transferência de textos para desenhos, gráficos, quadros-síntese
CINESTÉSICA-CORPORAL
Teatro, dança, mímica,, exercícios de relaxamento, atividades diversas que envolvam o uso do corpo
Instrumentos de montagem, tampinhas, blocos, equipamentos esportivos, recursos manipuláveis, peças LEGO. Mapas corporais.
Solicitar o uso de movimentos do corpo para expressar conhecimentos de disciplinas descritivas. Exercícios sobre consciência física. Propostas sobre cozinhar, costurar, jardinagem, realidades virtuais.
LÓGICO-MATEMÁTICA
Desafios, problemas, enigmas, atividades cientificas de experimentação, desafios numéricos, pensamentos críticos. Concursos sobre resolução de problemas lógicos, criação de códigos, linguagens de computação.
Calculadoras, ábacos, jogos matemáticos, desafios que explorem a grandeza, proporções, perspectivas. Uso de escalas diversas. Computador e, quando possível, computador fora de uso para desmontagem e análise.
Empenhar-se em desenvolver a capacidade de expressar pensamentos através de gráficos, busca de proporções, médias, grandezas e outros elementos lógicos
NATURALISTA
Excursões, atividades diversas ao ar livre, experiências de classificação animais e vegetais, pesquisas sobre o mundo animal e organização de ecossistemas. Caminhadas naturalistas, etc.
Aquários, terrários, hortas coletivas, pequenos museus ou coleções naturalistas.
Proposição de desafios que envolvam conhecimento de animais e plantas, transposição de temas para um enfoque naturalista, organização de diários de campo e registros de atividades ao ar livre
SONORA
Aprendizagem rítmica, apresentação de corais abordando temas escolares, seleção e criação de músicas envolvendo os conteúdos disciplinares. Dramatizações e Concertos. Visitas a apresentações musicais. Vinculação de conceitos à música.
Gravador, coleção de fitas, instrumentos musicais, coleção de CDs. Aparelhos de reprodução sonora.
Sugestão para a criação de paródias, organização de grupos para apresentação de temas escolares com ritmos diversos e uso de fundo musical
LINGUISTICA
Explanações, debates, organização de tele-jornais ou jornais impressos ou murais, jogos de palavras e atividades que explorem a narração, leitura ou redação. Organização de grupos para debates sobre filmes assistidos, clubes literários, concursos lingüisticos.
Livros diversos, dicionários de vários tipos, coleção de jornais e revistas, portfólios sobre temas, concurso de redação, trovas e outros
Estímulos para pesquisas bibliográficas, exploração de diferentes habilidades operatórias como sintetizar, analisar, relatar, descrever e outras, desafios sobre interpretação de textos, concursos de manchetes, trovas e poemas para expressar diferentes conteúdos
INTRAPESSOAL
Orientação individual, exploração de pesquisas sobre a auto-estima, aceitação de produções individualizadas, oportunidade de opções para manifestações diferenciadas do conhecimento adquirido.
Recursos diversos para auto-avaliação, organização de portfólios, diários, materiais diversificados sobre projetos, orientação pessoal de pesquisas.
Exploração de atividades que envolvam a significação dos fatos apreendidos no uso diário, ajuda para a contextualização do apreendido no cotidiano vivido.
INTERPESSOAL
Trabalhos em grupo, organização de micro-cooperativas e projetos de apoio comunitário, organização de campanhas filantrópicas, reuniões sociais. Propostas para atividades compartilhadas, exercícios de simulações.
Jogos coletivos, relação de atividades sociais, arquivo de projetos de ação comunitária, fontes de apoio a ações coletivas.
Estímulo a cooperação, proposta de campanhas diversas.
EXISTENCIAL
Aprendizagem mais investigativa e desenvolvimento da reflexão e pensamento.
Capacidade de situar-se com os limites dos cosmos, com as coisas mais etéreas, compreensão do sentido de vida e de morte, do amor e do ódio, capacidade de aprofundar-se na descoberta do sentido de uma obra de arte, questões filosóficas, religiosidade, coisas místicas ou metafísicas.
Pesquisas, temas polêmicos, entrevistas, visitas em bibliotecas, museus, obras de arte e esculturas, estudo do ciclo vital das espécies e teorias psicológicas.
O ideal é proporcionar as crianças todas as possibilidades de estímulos que o façam questionar os padrões e respostas atuais. Fazê-los pensar em respostas diferentes para um problema que já foi solucionado, permitir que ele vivencie e experimente as mais diversas maneiras de estimular cada uma destas nove inteligências propostas.
CURTA O APRENDER
Fonte: Aprendendo brincando FACEBOOK
Nenhum comentário:
Postar um comentário