Agradeço ao Professor Eufrásio e aos alunos do sexto ano D pela oportunidade de compartilharmos alguns atividades de aritmética durante duas aulas e também por fazermos uso do SOROBAN adaptado para cegos.
Alguns objetivos e observações com relação ao dia 22/05/2017: os alunos tiveram grande facilidade em fazer representações de números neste instrumento de cálculo mecânico; participaram das propostas elaboradas pelos professores; com relação as atividade: "Tabela 36" foi possível observar alguma dificuldade relativa ao nosso SNP quando é preciso pensar na questão da estimativa do resultado e também na necessidade de distribuir o excedente da unidade na dezena (trocas).
Adição da diagonal principal: 1 + 8 + 15 + 22 + 29 + 36 = 111
c
|
d
|
u
|
1
|
||
8
|
||
1
|
5
|
|
2
|
2
|
|
2
|
9
|
|
3
|
6
|
|
8
|
31
|
Observação: uma dificuldade observada nas salas de aula.
Eles adicionam 1 + 8 + 5 + 2 + 9 + 6 = 31 e não observam que o 1 permanecerá na unidade e o 3 será somado com demais números na dezena e que 831 é um resultado incoerente com os números adicionados (estimativa).
Na atividade "Seis Cartelas" os alunos tiverem um excelente envolvimento e se dedicaram ao cálculo mental.
Na adição no SOROBAN o estímulo não foi suficiente para garantir a capacidade de seleção deste instrumento como único naquele presente momento (concentração).
Talvez seja interessante repetir o experimento em breve e levar o material dourado como auxiliar na compreensão de nosso Sistema de Numeração Posicional. É importante também pensar em atividades que trabalhem estimativa com nossos alunos.
Muito obrigado a todos.
Parabéns a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário